Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

terça-feira, 26 de abril de 2011

Um inédito duelo luso

Na teoria, o Sporting de Braga não é favorito, mas os “encarnados” não deverão ser um “papão” para os minhotos, que, esta época, já arrumaram Celtic e Sevilha, na corrida à Liga dos Campeões, Liverpool e Dínamo de Kiev.

O Benfica e o Sporting de Braga iniciam quinta-feira o primeiro “duelo” 100 por cento português nas taças europeias de futebol, que vale um lugar na final da Liga Europa, a 18 de Maio, em Dublin.

Em termos de rendimento a balança certamente que pende mesmo que seja de forma ténue para o lado do Sp. Braga que vem de uma série interessante sem saber o que é a derrota, enquanto que no que toca a disponíveis, os bracarenses viram nos últimos dias o panorama clínico melhorar com o regresso de Elderson e Rodriguez, enquanto que no Benfica depois da lesão frente ao PSV Eindhoven de Sálvio e mais tarde de Gaitan que o "tirou" dos jogos importantes que foram o da Luz com o FC Porto que ditou o afastamento das águias da Taça de Portugal e do passado Sábado na vitória diante o P. Ferreira por 2-1 e que valeu o troféu aos encarnados é hoje referência César Peixoto que também pode ficar de fora desse grande jogo que será as meias-finais da Europa League com o SC Braga, havendo ainda interrogações sobre a forma de Carlos Martins.

A formação “encarnada” começa em casa, onde só perdeu uma de 59 recepções aos “arsenalistas”, há mais de meio século, mas surge com o moral em baixo, ainda consequência do quarto desaire da época face aos portistas e do adeus ao Jamor.

Depois disso, os “encarnados” já venceram a Taça da Liga (2-1 ao Paços de Ferreira, na final), mas nem houve vontade para festa, pois, na Luz, todos sabem que só a Liga Europa pode salvar a época... e de que maneira.

O Benfica conta dois títulos europeus e oito finais europeias, mas já não estava numa meia-final há 17 anos, não marca presença numa final há 21 e não conquista um troféu desde que se sagrou bicampeão da Europa... há 49.

Para enfrentar os “arsenalistas”, que já bateu esta época por duas vezes na Luz (1-0 para a Liga e 2-0 para a Taça), Jorge Jesus já sabe que não terá Salvio, deverá ter de volta Gaitan e tem Carlos Martins em dúvida.

Ao contrário do Benfica, o “onze” de Domingos Paciência, que não conta com Paulo César, surge num bom momento, como atesta o melhor ciclo de invencibilidade da época: 12 jogos consecutivos sem perder (sete vitórias e cinco empates).

Na teoria, o Sporting de Braga não é favorito, mas os “encarnados” não deverão ser um “papão” para os minhotos, que, esta época, já arrumaram Celtic e Sevilha, na corrida à Liga dos Campeões, Liverpool e Dínamo de Kiev.

Pelo meio, partiram Matheus, Moisés, Filipe, Luis Aguiar ou Andrés Madrid, mas os “arsenalistas” nunca pararam de surpreender, sendo que, qualquer que seja o resultado da eliminatória, já fizeram história, pois nunca tinham sequer chegado aos quartos de final de uma prova europeia.

As duas equipas já se encontram duas vezes a duas mãos e dividiram os apuramentos, na longínqua década de 60 do século XX: em 1964/65, o Benfica venceu em Braga por 3-1 e goleou em casa por 9-0, mas, na época seguinte, os minhotos vingaram-se (4-1 em casa e 1-3 fora).

No que respeita em exclusivo a meias finais, da Taça, regista-se um empate a dois: os lisboetas levaram a melhor em 64/65 e 88/89 (3-1 em casa) e, no seu reduto, os bracarenses qualificaram-se em 81/82 (2-1) e 97/98 (2-1).

O primeiro encontro da eliminatória realiza-se quinta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 20h05, e a segunda “mão” está agendada para uma semana depois, no Estádio Axa, em Braga, no mesmo horário.


TIAGO: O Benfica que se cuide

Médio já vestiu a camisola do Sporting de Braga e Benfica.

SC Braga vai á Luz, esta quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

«Este ano não me importava nada de estar em campo pelo Sporting de Braga ou pelo Benfica e depois ir à final. Não sei dizer por quem vou torcer. Sinceramente, é uma daquelas situações em que uma pessoa fica mesmo dividida, pois ganhe quem ganhar terei sempre alegria e tristeza. Espero que tudo corra bem e acabe por vencer quem for melhor», disse Tiago, jogador da Juventus emprestado ao Atlético de Madrid.

«Num momento em que o futebol português está fragilizado, numa comparação directa com os principais campeonatos europeus é um feito tremendo vermos logo três equipas nestas meias-finais. É sinal de que, apesar de tudo, a qualidade não falta nas nossas equipas, tanto mais que são todas orientadas por treinadores portugueses», realçou o médio, orgulhoso por ver três equipas portuguesas nas meias-finais da uma prova europeia.

Devido ao histórico internacional, Tiago considera o Benfica mais favorito mas recorda o trajecto europeu da equipa minhota.

«Pelo que tem sido feito nos últimos dois/ três anos, o clube e a cidade merecem ir ainda mais longe. O Sporting de Braga eliminou equipas como o Liverpool e o Dínamo Kiev. O Benfica vai ter de se cuidar», afirmou.

FERNANDO ALEXANDRE: Jogo será equilibrado


Fernando Alexandre antevê um Benfica-Sp. Braga (Liga Europa) bastante equilibrado. O médio do Olhanense, que está emprestado pelos bracarenses mas foi formado no Benfica, não arrisca entrar em favoritismos.

O jogador deixa a ideia de que não estará dividido na hora de torcer por uma das equipas, mas não revela por quem puxará: «Vou torcer pela minha equipa e isso fica só para mim. Vou seguir com atenção! São duas equipas fortes e não arrisco dizer quem ganha. Numa meia-final da Liga Europa não conta assim tanto quem está melhor ou pior. Motivação haverá de certeza, por isso será um jogo de 50/50.»

O Olhanense recebe o Benfica no próximo domingo. O jogador não esconde que está grato aos encarnados, mas lembra que é profissional: «Há sempre um sentimento especial. Foi lá que me formei, enquanto homem e jogador. Devo-lhes isso e estou muito grato por me terem formado. Mas seguimos caminhos diferentes e eu vou lutar pela minha camisola, ainda para mais numa situação em que estamos a precisar de pontos».

O médio espera encontrar «um Benfica forte», independentemente do onze que apresente, mas acredita que o trabalho que tem sido desenvolvido pelos algarvios permitirá lutar pela vitória.


Benfica-Sp. Braga: minhotos ganharam só uma vez na Luz


Dito jogou nos dois lados e fala sobre «diferentes capítulos da história»

Ocupação das forças portuguesas na Liga Europa. Duelo de lusofonia totalitária numa das meias-finais. Benfica e Sp. Braga ombro a ombro com a meta prostrada em Dublin. O primeiro jogo é na Luz, já na quinta-feira. Reduto maldito para o emblema arsenalista. Os números são esmagadores: em 55 visitas oficiais ao terreno da águia, apenas uma vitória (época 1954/55, 0-1 no campeonato nacional).

Dito jogou nos dois clubes. Vestiu a camisola do Sp. Braga de 1979 a 1986 e mudou-se directamente para o Benfica (1986 a 1988). O antigo internacional português fala numa história que deve ser lida «em dois capítulos».

«Na década de 80 íamos à Luz tentar o impossível. A diferença de qualidade entre os dois clubes era muito grande. Agora não. O Sp. Braga deu um salto qualitativo muito grande e não é à toa que se meteu entre os três grandes nas últimas épocas», esclarece ao Maisfutebol.

Por isso mesmo, Dito aguarda dois jogos «muito equilibrados» neste duelo europeu. Mesmo na Luz. «Os golos é que vão decidir. Nas últimas épocas o Sp. Braga tem jogado de olhos nos olhos com o Benfica em Lisboa. Estou convicto que tudo será resolvido apenas em Braga. Os tempos são outros.»

«O Benfica ia a Braga e tinha 70 por cento dos adeptos»

Profundo conhecedor da idiossincrasia dos dois emblemas, Dito dá um exemplo objectivo para explicar a melhoria do Sp. Braga. «Na década de 80 e 90 o Benfica chegava a Braga e tinha 70 por cento do estádio do seu lado. Agora sucede o inverso. Conheço muitas pessoas que eram dos dois clubes e agora são só do Braga. Há uma inversão notória nesse aspecto. No fundo, não faz sentido apoiar um clube que está a 400 kms.»

Dito tem uma ligação emocional ao Sp. Braga e profissional ao Benfica. Foi na Luz que se tornou campeão nacional e finalista da Taça dos Campeões Europeus. «Estive para ir com 21/22 anos para a Luz e fui adiando. Sonhava ser campeão nacional no Braga. Não foi possível. No Benfica fui sempre bem tratado, mas só fiquei duas épocas. Saí em 1988 para o F.C. Porto com o Rui Águas», lembra o ex-jogador.

«O Rodríguez diz que assinou em cinco minutos pelo Porto. Eu fiz isso 20 anos antes. Fui jogar à Luz de dragão ao peito, na 10ª jornada, e entrei na segunda parte. Foi difícil. Para o Sp. Braga também vai ser. O ambiente estará quente, com certeza. Aposto em dois jogos apertados, muito apertados.»

Campeonato nacional (55 jogos):

43 vitórias do Benfica; 11 empates; 1 vitória do Sp. Braga

Taça de Portugal (4 jogos):

4 vitórias do Benfica

Últimos dez jogos na Luz:

30/11/2003 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 3-0
(Tiago, 18; Mantorras, 40; Simão, 78)

13/12/2003 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 2-0
(Simão, 37; Sokota, 84)

26/09/2004 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 0-0

25/03/2006 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 1-0
(Nuno Gomes, 2)

16/04/2007 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 0-0

24/02/2008 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 1-1
(Luisão, 21) (Zé Manel, 5)

11/01/2009 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 1-0
(David Luiz, 45)

27/03/2010 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 1-0
(Luisão, 44)

03/10/2010 (Liga): Benfica-Sp. Braga, 1-0
(Carlos Martins, 73)

12/12/2010 (Taça): Benfica-Sp. Braga, 2-0
(Saviola, 38; Aimar, 90)
 
CAR com excertos de "sapo.pt"

Sem comentários:

Enviar um comentário