Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SCB: No Dia D as reacções


Benfica e Sporting de Braga disputam esta quinta-feira a primeira eliminatória exclusivamente portuguesa na Liga Europa. Os lisboetas têm como objectivo de época levantar o troféu em Dublin, mas os minhotos conseguiram uma caminhada impressionante e não sonham com outro desfecho que não seja atingir a final. A emoção está garantida.

O palco de hoje é o Estádio da Luz, numa daquelas noites em que o vermelho e o branco são o cenário obrigatório. E, neste caso, mesmo exclusivo. Curiosamente, para além das cores do equipamento, Benfica e Sp. Braga partilham também o facto de terem chegado à Liga Europa depois de uma curta passagem pela Champions. A terminar as partilhas, há os nomes de Jorge Jesus, Peixoto, Luís Filipe, Sílvio e Quim, mais ou menos presentes, mas que fizeram e fazem parte da história dos dois emblemas.

Esta, já se disse, é a primeira eliminatória europeia 100% portuguesa e coloca frente a frente nada mais nada menos que o campeão e vice-campeão da liga nacional 2009/10. Nessa altura, o Benfica levou a melhor na ponta final do campeonato. Agora, os arsenalistas têm a oportunidade perfeita para vingar essa desfeita.

Quem passar pode ainda encontrar o FC Porto, caso os dragões ultrapassem o Villarreal. Seria histórico para os portugueses, mas não para os «europeus»: é que já em 1971/72, 1979/80, 1989/90, 1990/91, 1994/95, 1997/98 e 2006/07 os finalistas originavam do mesmo país – Inglaterra, Alemanha, Itália (em quatro ocasiões) e Espanha, por esta ordem.

Mas voltando ao Benfica e ao Sp. Braga, para analisar o passado estatístico: a vantagem é claramente dos encarnados da capital. Na Liga Portuguesa houve 110 confrontos, com as águias a vencerem 72. Na Taça de Portugal houve dez jogos, de novo com o Benfica na frente com seis triunfos.

A única vez que o Sp. Braga foi capaz de conquistar a vitória em casa do rival desta noite data de 1954, mais propriamente de 31 de Outubro. 0-1 foi o resultado da altura, um score que Domingos Paciência não se importaria de repetir, embora os lisboetas já não percam para as competições europeias há seis embates. Ainda que tenham sofrido golos em todas as partidas disputadas na Luz.

Os bracarenses, por seu turno, chegam aqui após três empates consecutivos – dois com o Dynamo Kyiv e um com o Liverpool, que permitiu ao 1-0 do AXA, assinado por Alan, ficar marcado a ouro na história minhota.

Na última vez que estas duas equipas mediram forças, no norte do país, o Sp. Braga levou a melhor por 2-1. Saviola deu vantagem às águias, mas os guerreiros viraram o placar com golos de Hugo Viana e Mossoró. "zerozero.pt"

 ANTEVISÃO
Em conferência de imprensa para o jogo de hoje á noite na nova Luz Domingos Paciência aproveitou o cognome por que do clube bracarense é referido e conhecido para referir que a equipa está na máxima força apenas não podendo contarcom o jogador Paulo César, por castigo dedois jogos, pela expulsão contra o Dynamo Kyiv. Assim, caso o Sp. Braga elimine o conjunto de Lisboa, apenas pode pisar o relvado do palco da final, em Dublin.Assim a equipa vai apresentar-se em campo com o sentido de trazer para Braga a resolução da eliminatória para terem o calor, apoio e carinho dos seus sócios e adeptos.Mas antes, em Lisboa, vai lutar pela vitória, prometeu uma equipa «focada» no objectivo «final de Dublin» e lembrou que, «depois de ter eliminado grandes equipas», o Sp. Braga «tem legitimidade para pensar em chegar» ao jogo decisivo de 18 de Maio.

Domingos: «Somos do Minho, somos guerreiros, queremos ir a Dublin»

Treinador diz que os seus jogadores acreditam numa vitória na Luz

Domingos Paciência diz que os seus jogadores acreditam que podem ganhar esta quinta-feira no Estádio da Luz. O treinador do Sp. Braga recusou comentar o momento do Benfica e preferiu destacar a confiança da sua equipa, sobretudo nesta competição, e a grande vontade de chegar a uma final depois de já ter ultrapassado adversários como o Liverpool e o Dínamo Kiev.

O Braga começou mal a época, mas chega ao final com dois grandes objectivos. O terceiro lugar na Liga e a final da Liga Europa. «Se pudermos concretizar os objectivos que ainda estão em aberto em relação a essas duas competições seria uma boa época. O objectivo era ficar em terceiro ou quarto lugar na Liga, mas é natural que nesta altura este possa ser o jogo mais importante para nós e para a história do clube. Como dizia o Paulão, não há favoritos nesta altura. Temos de dar os parabéns a uma equipa que começou muito cedo e eliminou equipas de grande valor para chegar aqui. Tivemos de passar o Liverpool e o Dínamo Kiev e, portanto, é legítimo que aspiremos a estar na final. Somos de Braga, somos apelidados como guerreiros e queremos ir á final», começou por destacar.

Paulo César, expulso no último jogo, vai ser o grande ausente, mas Domingos não tem dúvidas quanto ao onze que vai entrar em campo. «Mau era se nesta altura tivesse dúvidas em relação à estrutura da equipa. Sabemos que o Paulo César é um elemento importante, mas noutras alturas também faltaram jogadores importantes e conseguimos suprimi-las», referiu, sem querer divulgar quem vai render o avançado, mas garantindo que vai manter a mesma estrutura.

«Não vou mexer na estrutura porque quem segue o Braga sabe perfeitamente que há vários jogadores identificados com a posição que tem de ocupar em determinados momentos do jogo. Neste momento não adianto a equipa, vamos defrontar uma equipa portuguesa que nos conhece bem e é natural que o segredo se mantenha, quer de um lado, quer do outro», acrescentou.

Jesus disse que a eliminatória ia ficar decidida por pormenores, Domingos não pensa de forma muito diferente. «A equipa que conseguir ser mais fria, estiver mais inspirada, cometer menos erros e acusar menos o nervosismo vai seguir em frente. O erro pode ser fatal, pode tirar a final a uma das equipas. Isso é que pode fazer com os jogadores não tenham a frieza necessária. Sabemos que quem cometer menos erros vai passar. Conhecemos o valor do Benfica, esperamos que a abordagem e a superação da equipa volte a acontecer, estes jogadores bem merecem», referiu.

Jesus revelou que Roberto vai ser titular. Domingos não quis comentar, mas recordou que o Benfica tem sofrido golos nos últimos jogos e pede aos seus jogadores que sejam eficazes em frente à baliza. «Não vou comentar aquilo que é o adversário, ao contrário do que fiz em relação aos outros adversários que defrontámos na Liga Europa. Do Benfica toda a gente os conhece, não faz sentido estar a falar dos jogadores do Benfica. Temos de jogar com todos os factores. Se analisarem, o Benfica sofre golos há catorze jogos consecutivos, temos de jogar com esse factor. As situações que o Roberto vai ter pela frente, peço aos meus jogadores que as concretizem, peço aos meus jogadores que sejam eficazes», destacou.

Um jogo sem golos podia, à partida, ser um bom resultado para o Braga, mas Domingos considera que tudo depende do segundo jogo. «Há um jogo para fazer, um 0-0 pode ser um bom resultado como pode não ser. Se analisarmos o jogo com o Dínamo Kiev, em que jogámos com dez e desperdiçámos muitas oportunidades, o 0-0 até foi um mau resultado», referiu.

A verdade é que o Braga parece estar numa fase ascendente, ao contrário do Benfica, pelo menos em termos físicos. «Não sei quem está melhor ou pior, mas sinto que os meus jogadores estão muito confiantes, querem fazer um grande jogo, querem ganhar aqui na Luz», destacou ainda.

Paulão: «Viemos aqui para discutir a eliminatória»

Central diz que o Benfica é «forte», mas diz que «não há favoritos»Paulão considera que nas meias-finais da Liga Europa «não há favoritos». O central espera defrontar um Benfica «forte», mas lembra que o Sp. Braga, no percurso até à meia-final, também deixou outros adversários com credenciais pelo caminho.«É um jogo importante como todos os outros que já disputámos até aqui. Na minha opinião não tem favoritos, viemos aqui para discutir a eliminatória e é isso que vamos fazer. Estamos bastante concentrados para estes dois jogos, o primeira é em Lisboa e viemos aqui para conseguir um bom resultado», começou por destacar na antevisão da partida.Cardozo e Saviola são uma dupla temível, mas a verdade é que, nos últimos jogos, não parecem tão letais como já foram frente à baliza. «Mais fácil? Acho que não. Os dois já demonstraram que têm qualidade. Vai ser um jogo diferente, amanhã, com certeza, que vão dar o máximo para a sua equipa», comentou.Este vai ser o quarto embate entre os dois emblemas esta temporada e, apesar do momento menos bom da equipa de Jesus, Paulão não espera facilidades. «Acho que não, o Benfica vai ser sempre uma equipa forte, que luta pelos títulos», referiu. Os jogos entre os dois emblemas têm sido marcados, desde a época passada, por polémicas ao nível da arbitragem. Desta vez o árbitro é escocês. «Vamos procurar fazer o nosso trabalho e esquecer o árbitro», limitou-se a comentar.

Jesus quer «juntar o útil ao agradável»: ganhar sem sofrer

Roberto vai ser o dono da baliza, Gaitán e Carlos Martins continuam em dúvida Jorge Jesus quer manter a «receita» de ganhar os jogos em casa na Liga Europa esta quinta-feira frente ao Sp. Braga, no jogo da primeira mão da meia-final da Liga Europa e, se possível, «juntar o útil ao agradável», que traduziu como ganhar e não sofrer golos. Falta apenas saber que equipa o treinador vai apresentar neste primeiro jogo. Roberto vai ser o dono da baliza, mas Gaitán e Carlos Martins continuam em dúvida.A prioridade é chegar ao segundo jogo, em Braga, com uma vitória, se possível, sem sofrer golos. «Isso era juntar o útil ao agradável. O importante é fazer o que fizemos nas últimas eliminatórias. Aqui na Luz o importante é ganhar, foi isso que fizemos com todos os adversários», começou por destacar na habitual conferência de antevisão.O Benfica está no segundo lugar da Liga e o Sp. Braga no terceiro, mas Jesus diz que a classificação vai contar pouco para o jogo desta quinta-feira e acredita que a motivação será igual nos dois campos. «Nesta altura, entre estas quatro equipas, são pormenores que vão decidir os jogos. Há motivação muito forte em todos os jogadores. Entre o Braga e o Benfica a avaliação de quem está mais forte não se pode definir. Em termos de campeonato, o Benfica está à frente do Braga, mas não é por aí que podemos ir», referiu. Rstam ainda muitas dúvidas quanto ao onze que o Benfica vai apresentar. Salvio está descartado, Gaitán e Carlos Martins continuam em dúvida. «Estão com problemas musculares, ainda não temos a certeza se vão recuperar ou não. Amanhã temos treino de manhã, vamos testar esses jogadores, portanto ainda não posso dar uma certeza», explicou.Certa é o regresso de Roberto à baliza. «O Roberto não tem problema nenhum, posso dizer que é o jogador que vai ser lançado no jogo», destacou, sem querer justificar a sua opção. «É um problema individual, técnico, específico que diz mais respeito a mim em relação aos três elementos. Não tenho muito interesse em expressar a minha prioridade. Como nunca a divulguei a eles, também não a vou divulgar agora», limitou-se a adiantar.Os jogos entre Benfica e Sp. Braga esta temporada ficaram marcados por polémicas, mas esta quinta-feira há uma diferença substancial. O árbitro será um escocês. «Não sei, pode ser diferente em termos de critérios. Normalmente estas equipas tê uma forma de olhar para o jogo diferente dos árbitros em Portugal. Deixam o jogo correr mais e penso que amanhã esse facto pode aumentar a intensidade do jogo e dar-lhe mais qualidade», comentou.

Jorge Jesus joga também a possibilidade de alcançar um novo marco na sua carreira e jogar a sua primeira final de uma competição europeia. «Nunca tive essa possibilidade, já tive perto dela, tanto no Braga como no Benfica, já tinha chegado ao quartos-de-final. É uma competição importante, chegar a uma final da Liga Europa dá um prestígio muito grande, portanto, sinto muita confiança e também a convicção de que vamos estar na final», referiu ainda a terminar.

Sem comentários:

Enviar um comentário