Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SCB x Slb: Derrota com Sabor a Vitória

O Sp. Braga perdeu hoje por 2-1 em Lisboa, frente ao Benfica em partida da primeira mão das meias-finais da Taça Europa.

Apesar do resultado desfavorável, nada está perdido, pois costuma-se dizer que entre derrotas o 2-1 é um ”bom” resultado, pois conseguir marcar fora pode-se tornar fundamental.

Mas é um resultado traiçoeiro e que pode deitar tudo por terra, porém, com maior organização, concentração e menos nervosismo, o Sp. Braga pode conseguir ultrapassar o adversário. É que no inicio do jogo desta noite os bracarenses não assentaram o jogo porque entraram muito nervosos, o que até nem costuma ser normal, o que impediu o Braga de explanar o seu jogo e as suas ideias e de praticar um futebol com rendilhados e com arte e técnica como é apanágio desta equipa.

Numa primeira parte morna e com equilíbrio a ser nota dominante apesar de ter maior posse de bola, mais ataques e mais cantos, mas o Benfica não soube materializar esse domínio, ténue, pois o SCB esteve aqui e além por cima do seu adversário, cabendo-lhe mesmo a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos, com Sílvio a rematar forte a centímetros do alvo, para além de um fora de jogo mal assinalado ao mesmo jogador, quando ficava cara a cara com Roberto e com muitas possibilidades de abrir o activo. Ainda nos 45 minutos iniciais realce para um golo bem anulado a Cardozo por clara posição de fora de jogo e um amarelo (forçado) a Vandinho que o vai impedir de pisar o relvado do Axa de hoje a oito dias, tal como Aimar, do outro lado.

Na segunda parte mercê de um pequeno ascendente o slb marcava por Jardel a aproveitar um centro de Maxi Pereira, por certo o melhor entre os encarnados, á passagem dos 50 minutos.
Porém, demonstrando uma enorme capacidade de sacrifício o que para muito contribui o fortalecimento do grupo e o seu carácter, o SCB marcava o golo do empate três minutos depois, após marcação de um livre para a área benfiquista, onde, com um subtil desvio, apareceu entre os centrais, o “capitão” Vandinho a dizer sim e a fazer abanar as redes de Roberto. Numa toada de parada e resposta, aparece o 2-1 para os de Lisboa, ainda não estava atingido o minuto 60, num forte remate do paraguaio Cardozo, na marcação de um livre aqui também sem hipóteses para o guarda-redes Artur.

A partir deste golo parece que qualquer uma das equipas, antes de marcar, pensava em não sofrer golos com o prejuízo, desnorte e a sorte a que esse resultado ficaria exposto. Assim, mau grado a magreza do resultado, como diz Jesus é sempre uma vitória se tivesse acontecido numa partida onde estivessem em jogo pontos, podia estar satisfeito, assim, em jogos a eliminar, não pode cantar vitória pois do outro lado está o Sp. Braga que já esta época, aliás na única derrota para esta mesma competição, conseguiu dar volta a um resultado mais difícil de ultrapassar: 0-1 frente aos polacos do Lech Poznan.

Assim espera-se o jogo do ano para a próxima quinta-feira, em Braga, no relvado do estádio Axa, arriscando-me mesmo a dizer o jogo mais importante talvez dos últimos 10, 20 anos. Não tenhamos dúvidas. É que para uma final jogámos na década de 90 uma meia final que vencemos chegando ao Jamor, para defrontar o FC Porto, onde perdemos por 3-1. Agora, se acontecer a primeira final europeia para o Sp. Braga o adversário pode muito bem ser o mesmo pois o Porto com a vitória por 5-1 sobre o Villareal tem pé e meio em Dublin.

Agora venha daí a próxima semana, venha aí mais uma noite mágica do mágico Braga e que nos dê mais uma alegria que encha de orgulho e felicidade os corações de todos os braguistas, bracarenses, minhotos e portugueses em geral. A primeira mão apesar de não ter corrido como desejado para as hostes do Sp. Braga, já deu a entender que o SCB tem equipa mais que suficiente para levar de vencida este Benfica e rumar á Irlanda para uma festa nortenha.

Acredito que com o público ao rubro a puxar pelos guerreiros, tornando as duas bancadas num terrível inferno (mas para isso talvez sejam necessários mais do que os 15.000 habituais) pois do outro lado da barricada tantos benfiquistas como bracarenses estiveram hoje na Luz farão a visita até à Pedreira. Mas com concentração e a jogar em transição, com alma e sabedoria mas também com muita calma, e jogando “á Sporting de Braga” q.b. será suficiente para seguir rumo á página mais linda, mais brilhante dos seus 90 anos. E acreditamos que tais façanhas não fiquem por aqui. É que depois de se pegar o jeito… CAR


SL BENFICA
12
Jorge Jesus
SC BRAGA
 
Vitória justa do Benfica, foi a equipa mais perigosa durante os 90 minutos, com um Sp. Braga a jogar em contra-ataque mas sem criar grandes oportunidades. Os "arsenalistas" alcançaram um golo importante numa 2ª parte intensa com 3 golos em 9 minutos, tudo está por decidir nesta meia-final.

90+3' O árbitro Craig Thomson apita para o final da partida

90+2' Benfica: Luisão cabeceia por cima da trave!!! após a marcação de um pontapé de canto.

90+2' Muito perigo junto da baliza do Sp. Braga. Os centrais do Benfica sobem no terreno.

90' O árbitro dá mais 3 minutos

90' Sp. Braga: Vandinho remata por cima após um rápido contra-ataque do Sp. Braga.

89' Benfica e Braga ainda tentam o último fôlego para chegarem ao golo, mas de uma forma cautelosa.

Airton participa no seu 3º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)

86' Benfica
Entra: Airton
Sai: Saviola

O Sp. Braga fecha todos os caminhos para a baliza, tentando guardar uma desvantagem que lhe pode permitir sonhar com a final de Dublin.

Kaká participa no seu 6º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)

84' Sp. Braga
Entra: Kaká
Sai: Lima

82' Sp. Braga: Lima mais uma vez a rematar à figura de Roberto (SLB), o guarda-redes encaixa a bola.

80' Entramos nos últimos 10 minutos, com o Benfica a controlar a partida e o Sp. Braga a apostar no contra-ataque. Os "encarnados" tentam alargar a vantagem para que a 2ª mão seja mais tranquila.

76' Sp. Braga: Lima remata cruzado e fraco para boa intervenção de Roberto (SLB).

74' O Sp. Braga erra muitos passes, por sua vez o Benfica aposta num futebol mais apoiado e de transições rápidas.

71' Sp. Braga esboça uma reacção, mas o Benfica anula facilmente os lances de ataque dos "arsenalistas".

70' Alan (SCB) tenta rematar de longa distância, mas a bola sai mal direccionada.

68' Histórico de confrontos em todas as competições.

Benfica vs Sp. Braga: O Benfica venceu os últimos 4 jogos em casa frente ao Sp. Braga.

Resumo:
4 Vitórias - (Golos) 5-0

66' O sp. Braga sente dificuldades para responder ao golo sofrido. Benfica por sua vez continua a "carregar" e a criar perigo junto da baliza de Artur (SCB).

Franco Jara participa no seu 5º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)

65' Benfica
Entra: Franco Jara
Sai: César Peixoto

Nico Gaitán participa no seu 7º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)

65' Benfica
Entra: Nico Gaitán
Sai: Carlos Martins

Márcio Mossoró participa no seu 7º jogo na prova (5ª vez em que actua como suplente utilizado)

63' Sp. Braga
Entra: Márcio Mossoró
Sai: Hugo Viana

Na sequência do livre, Cardozo (SLB) faz um golaço colando a bola no canto superior esquerdo de Artur Moraes (SCB). A bola saiu dos pés do avançado "encarnado" como um míssil.

Cardozo marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)

59' GOLO Benfica: Cardozo marca!

59' Livre frontal a favor do Benfica. Muito perigo para a baliza de Artur Moraes (SCB)

Custódio participa no seu 5º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)

55' Sp. Braga
Entra: Custódio
Sai: Meyong

55' Histórico de confrontos em todas as competições.

Benfica vs Sp. Braga:

O Sp. Braga esteve 497 min. sem marcar em casa do Benfica.

Livre apontado a meio-campo e Vandinho (SCB) num excelente golpe de cabeça desvia para o fundo das redes.

Vandinho marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)

53' GOLO Sp. Braga: Vandinho marca!

Pablo Aimar vê o seu 2º amarelo na prova (7 jogos)

53' Cartão amarelo para Pablo Aimar (Benfica) De fora no próximo jogo.

Maxi Pereira (SLB) numa excelente jogada cruza para Cardozo (SLB) que cabeceia ao poste e Jardel (SLB) oportuno a fazer a recarga para o fundo das redes.

Jardel marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)

50' GOLO Benfica: Jardel marca!

47' Golos - Minutos

Liga Europa 10/11.

O Sp. Braga nunca marcou na 2ª parte em jogos desta edição.

46' Começou a 2ª parte, saiu o Benfica

Jogo disputado com intensidade numa primeira parte dominada pelo Benfica, onde chegou ao golo, mas Cardozo estava em fora-de-jogo. Os "encarnados" tiveram as oportunidades mais flagrantes da partida e o Sp. Braga limitou-se a sair para o contra-ataque, mas sem criarem perigo.

Posse de bola:
SLB: 58%
SCB: 42%

Remates:
SLB: 9
SCB: 1

45+2' Acabou a 1ª parte.

44' Benfica: Cardozo remata ao poste!!!! O paraguaio ganha a bola a Paulão (SCB) e isolado com Artur (SCB) pela frente rematou em jeito, mas a bola bateu na base do poste.

Miguel Garcia vê o seu 2º amarelo na prova (6 jogos)

43' Cartão amarelo para Miguel Garcia (Sp. Braga) por entrada dura sobre César Peixoto (SLB)

42' Sp. Braga: Alan na resposta tenta surpreender Roberto (SLB) mas a bola saiu à figura.

42' Benfica: Pablo Aimar tenta surpreender Artur (SCB) defendeu a dois tempos.

Vandinho vê o seu 3º amarelo na prova (4 jogos).De fora no próximo jogo.

39' Cartão amarelo para Vandinho (Sp. Braga) por derrubar Fábio Conetrão (SLB).

32' Fábio Coentrão (Benfica) esteve lesionado e recebeu assistência. Mas entretanto regressou ao encontro.

32' Benfica: Cardozo tenta o chapéu a Artur (SCB) quando este lhe saiu aos pés, mas a bola saiu um pouco por cima!!!

31' Golos - Minutos

Liga Europa 10/11.

Entre os 31>45 minutos:

Benfica:

4 Golos num total de 13 golos.

28' Mal tirado um fora-de-jogo a Silvio (SCB) quando o defesa bracarense seguia isolado para a baliza.

25' O SL Benfica continua a dominar o encontro, tem mais posse de bola e mais remates perigosos à baliza.

22' Jogo emotivo no Estádio da Luz, com as jogadas a desenrolarem-se num ritmo intenso.

21' Benfica: Saviola remata de primeira para boa intervenção de Artur (SCB).

21' Histórico de confrontos em todas as competições.

Benfica vs Sp. Braga: A única vitória do Sp. Braga em casa do Benfica, aconteceu na época 1954/55, por 0:1

Desde então:
50 J, 39 D, 11 E

19' Benfica: Saviola hesitou no remate e Vandinho (SCB) intercepta o remate do argentino que estava em boa posição para alvejar a baliza de Artur (SCB).

18' O Sp. Braga tenta sair para o contra-ataque, mas não foi eficaz. É neste tipo de lances que os "arsenalistas" são fortes.

13' O jogo voltou a subir de ritmo, com o Sp. Braga a apostar no contra golpe para poder surpreender o Benfica.

10' Golo anulado ao Benfica, porque Cardozo estava "acampado" na pequena área do Sp. Braga. Mas fica o aviso.

9' Após um início frenético, joga-se de forma tranquila com o Sp. Braga a fazer circular a bola.

Rodríguez vê o seu 1º amarelo na prova (5 jogos)

6' Cartão amarelo para Rodríguez (Sp. Braga) por travar Aimar (SLB) quando o argentino seguia com perigo para a baliza de Artur Moraes (SCB).

4' Primeiros minutos de jogo e o perigo já rondou as duas balizas.

3' Sp. Braga: Sílvio remata à entrada da área e a bola sai junto ao poste direito de Roberto (SLB)!

2' Benfica a pressionar bastante o Sp. Braga junto à sua baliza. Dois lances em que a defesa "arsenalista" vacilou.

1' Benfica: Paulão quase que introduzia a bola na própria baliza, após uma lance confuso na área bracarense.

1' Começou a partida, saiu o Sp. Braga

Boa moldura humana na Luz para a meia-final lusitana.

Entram as equipas para realizarem os habituais exercícios de aquecimento.

Média de Idades:
SLB: 27,09
SCB: 28,27

Média de Altura:
SLB: 181,73 cm
SCB: 180,73 cm

Média de Peso:
SLB: 74,45 kg
SCB: 75,18 kg

No Braga há a registar os regressos de Rodríguez (lesão) e Miguel García (castigo), reforços da equipa de Domingos Paciência para a defesa.

Confirma-se a ausência de Gaitán no onze do Benfica, com César Peixoto a assumir a posição do lado esquerdo do meio campo.

A questão é que a única vez que o Sp. Braga foi capaz de conquistar a vitória em casa do rival desta noite data de 1954. 0-1 foi o resultado da altura, um score que Domingos Paciência não se importaria de repetir. Ainda que tenha de quebrar um ciclo de seis jogos positivos dos lisboetas.

Curiosamente, para além das cores do equipamento, Benfica e Sp. Braga partilham também o facto de terem chegado à Liga Europa depois de uma curta passagem pela Champions. Foram campeão e vice-campeão do campeonato passado. Mais ainda, há os nomes de Jorge Jesus, Peixoto, Luís Filipe, Sílvio e Quim, que fizeram e fazem parte da história dos dois emblemas. No ano transacto, o Benfica levou a melhor na ponta final da liga quando os arsenalistas muito sonhavam. Agora, os bracarenses têm a oportunidade perfeita para vingar essa desfeita.

Benfica e Sporting de Braga disputam esta quinta-feira a primeira eliminatória exclusivamente portuguesa na Liga Europa. Os lisboetas têm como objectivo de época levantar o troféu em Dublin, mas os minhotos conseguiram uma caminhada impressionante e não sonham com outro desfecho que não seja atingir a final. A emoção está garantida.
REACÇÕES


Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, analisa a derrota na Luz (2-1), na primeira mão das meias-finais da Liga Europa:
«Sabemos que é um resultado que permite pensar que é possível passar. É melhor que 1-0. Temos de acreditar que é possível.Não entrámos bem no jogo. Estivemos algo nervosos. Na 2ª parte fomos mais consistentes, chegando inclusive ao empate. O resultado deixa tudo em aberto. Vamos acreditar que é possível.»
«No balneário reina a confiança. Sabemos que é possível ganhar ao Benfica, e já o provámos em situações idênticas. Temos de acreditar que é possível, diante do nosso público. Há confiança no balneário.»
[sobre as cautelas no final do jogo] «O 2-1 é um remate perigoso, que é possível virar. O 3-1 é mais complicado. Este golo pode ser muito importante. A dada altura senti que a equipa precisava de estar mais organizada, para sair em transição rápida e aproveitar o desgaste do Benfica. Pena que a decisão, o passe final, não tenha sido bom.»
[sobre a ausência de Vandinho, na 2ª mão] «Nessa posição ainda temos o Custódio, o Salino e o Hugo Viana, que podem perfeitamente cumprir essa missão. O árbitro foi condescendente em relação a jogadores do Benfica que estavam em risco, e que podiam ter visto outro amarelo.»
[entende que a arbitragem favoreceu o Benfica?] «Não vou por aí. Vocês que analisem. Quem está lá em cima a fazer observação do jogo diz que no lance do Sílvio não há fora-de-jogo. Mas prefiro ir pela análise ao comportamento da minha equipa.»
«Temos de ser realista e analisar os objectivos de uma equipa e de outra. O Benfica é uma equipa recheada de internacionais. Quantos internacionais tem o Sp. Braga? A responsabilidade maior é do Benfica, que luta por estes títulos. O Sp. Braga está em situação privilegiada, fruto do trabalho de um grande grupo.» Continuando: «É evidente que uma derrota não pode ser um bom resultado. Mas está tudo em aberto, estamos no intervalo e temos mais um jogo para rectificar. Fazer com que a equipa entre melhor, pois entrou nervosa, precipitada e acabou por facilitar. O Sp. Braga podia ter chegado ao golo mais cedo, pena o fora-de-jogo assinalado ao Sílvio, e que não estaria em posição irregular, que o deixava isolado frente a Roberto.»
[Se acredita em Dublin] «Acredito perfeitamente. Marcámos um golo fora e se em casa ganharmos 1-0 passamos à final. Os jogadores estão confiantes e a jogar em casa, de certeza, que vamos fazer um grande jogo.»

Meyong, jogador do Sp. Braga, depois da derrota na Luz para a primeira mão da meia-final da Liga Europa

«Está tudo em aberto, basta-nos ganhar 1-0. Vamos fazer tudo para ganhar, é com esse sentimento que saimos daqui.»
«Em Braga, com o apoio do nosso público, vamos fazer tudo para passar a eliminatória. Temos a nossa estratégia, que está bem rotinada.»
«Conseguimos fazer um golo, que é muito importante. O Benfica perdeu das duas últimas vezes que foi a Braga. É natural que continuemos a sonhar.»

Leandro Salino, médio do Sp. Braga, também falou da partida na zona mista, insistindo na ideia de que a equipa pode levar a melhor na eliminatória em casa: «Eles merecem, nós também merecemos.»

Vandinho, capitão do Sp. Braga, depois da primeira mão da meia-final da Liga Europa com o Benfica, onde marcou e viu o amarelo que o tira da segunda mão.
(Vai falhar a segunda mão, a equipa vai sentir a sua falta?) «Não, o Sp. Braga tem jogadores de muita qualidade.»
(A equipa pode dar a volta na segunda mão?) «O Sp. Braga é forte em casa, com o apoio dos nosso adeptos acho que será possível.»
«Vamos trabalhar para isso. Temos um sonho. E temos um grupo bom, vamos dar o nosso melhor.»

Hugo Viana, médio do Sp. Braga, analisa a derrota na Luz, nesta quinta-feira, na primeira mão da meia-final da Liga Europa, em declarações ao «flash interview» da SIC:
«Sabíamos de antemão que o jogo ia ser muito difícil, fizemos o mais difícil que era marcar e o resultado está em aberto para a segunda mão. Jogamos em casa e de certeza que vamos sair vencedores. O Benfica costuma marcar fora, mas também sabemos marcar em casa. Marcar aqui era difícil e conseguimos, por isso, espero que no nosso estádio consigamos um bom resultado. 1-0 já chega para nós. Dublin? Se não acreditarmos em nós, ninguém acredita. Em casa, o nosso jogo será melhor. Estamos confiantes para a segunda mão.»
Artur Moraes, guarda-redes do Sp. Braga, disse que quer continuar em Portugal e deixou a porta aberta quando lhe perguntaram pelo Sporting, depois de o seu nome ter sido associado aos «leões».
Primeiro, e depois de se mostrar confiante em que o Sp. Braga conseguirá levar a melhor na eliminatória, em casa, o brasileiro começou por falar do futuro em geral. «Ainda temos que conversar. Falta muita coisa. Agora é concentrarmo-nos a 100 por cento nos jogos que faltam», disse.

«Espero continuar. Para mim foi um ano espectacular. Espero ficar em Portugal», prosseguiu, para depois responder assim, quando questionado com a hipótese Sporting: «Agrada-me a ideia de continuar em Portugal. Se houve contactos? Para já quero concentrar-me no que falta da época, ainda temos três jogos de campeonato e a Liga Europa, quando terminar veremos.»

Jorge Jesus, técnico do Benfica:

«É um bom resultado, é melhor do que quando começámos, que estava 0-0. Este resultado na Liga Europa para nós não é novidade, mas, pelo que fizemos, merecíamos sair com mais dois golos de vantagem, pelo menos. O Sp. Braga não nos criou dificuldades.»
[Se acredita em Dublin] «Claro que acredito que vou a Dublin, todos os que estão nesta fase têm essa possibilidade, o resultado dá-nos confiança para chegar a Braga e defender esta eliminatória. Estamos confiantes.»
[Sobre a ausência de Aimar na segunda mão] «O Aimar está a atravessar um bom período, fez um grande jogo, já estava em dificuldades físicas no final, mas o Saviola também. Não joga o Aimar em Braga, tem de jogar outro.»

Óscar Cardozo, avançado do Benfica, analisa a vitória sobre o Sp. Braga, na Luz, nesta quinta-feira, na primeira mão da meia-final da Liga Europa, em declarações ao «flash interview» da SIC:

«Jogo muito bom, entrámos determinados a ganhar, falhei golos mas o futebol é assim, temos de continuar. O público reage como entende melhor, eu só tenho de jogar bem e ajudar a equipa. Se acredito em Dublin? Claro que sim, vamos a Braga para ganhar e passar.»

Sem comentários:

Enviar um comentário