Sp. Braga-Sporting (antevisão): e o bronze vai para...
Arsenalistas e leões frente a frente na luta pelo último lugar no pódio da Liga. Empate basta aos minhotos
É a derradeira decisão da Liga 2010/11: quem acaba a prova no lugar mais baixo do pódio? Sp. Braga e Sporting lutam pela medalha de bronze no Estádio AXA. Os minhotos têm um ponto de vantagem e para eles um empate basta. O Sporting está obrigado a vencer se quiser começar mais tarde a próxima campanha europeia.
Tudo a favor do Sp. Braga, portanto, pelo menos antes de a bola começar a rolar. Depois, 90 minutos para cada um dos candidatos apresentar credenciais. É justo referir que, pelos sintomas mais recentes, a formação de Domingos Paciência parece ter argumentos suficientes para segurar a exígua supremacia pontual.
Mas há mais dados a lançar para a conversa. Os minhotos, como se sabe, têm uma histórica final europeia para jogar na quarta-feira, em Dublin. E o treinador do Sp. Braga já disse preferir o troféu da Liga Europa a um terceiro lugar no campeonato.
E já que se fala em Domingos, talvez valha a pena sublinhar a verdadeira cruzilhada emocional em que se encontra. Se o técnico vencer entrega ao Sp. Braga a sua segunda melhor classificação de sempre; se perder, o seu mais-do-que-provável futuro clube chega ao terceiro posto. Isto, naturalmente, se Domingos for mesmo para Alvalade na próxima época.
Dados históricos? O Sporting venceu 24 vezes, empatou 12 e perdeu 18 nas visitas a Braga para o campeonato.
Como vai Domingos gerir a equipa?
Em relação à constituição das equipas, o Sp. Braga está dependente da gestão física que o seu técnico entender fazer. Há 20 jogadores convocados, várias opções, e não admiraria por aí além ver em campo alguns jogadores que em Dublin não deverão ter lugar. Keita, por exemplo, até pode ser titular. Ele que nem inscrito está na Liga Europa, tal como Ukra.
No Sporting é provável que José Couceiro mantenha a aposta em Cédric Soares e faça regressar Daniel Carriço ao eixo da defesa. Provavelmente para a saída de Anderson Polga. Izamilov pode voltar a fazer parte dos planos iniciais do técnico.
Equipas prováveis:
SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodríguez, Paulão e Elderson; Custódio, Vandinho e Hugo Viana; Alan, Lima e Ukra.
Outros convocados: Marcos, Kaká, Leandro Salino, Mossoró, Guilherme, Paulo César, Meyong, Hélder Barbosa e Keita
SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Carriço, Torsiglieri e Evaldo; André Santos, Izamilov e Matías Fernandez; Yannick Djaló, Hélder Postiga e Jaime Valdés.
Outros convocados: Tiago, Anderson Polga, Grimi, Nuno André Coelho, Zapater, Cristiano, Diogo Salomão e Saleiro.
In "Mais Futebol"
Domingos Paciência
"Sem medo de nada"
Confirmada que está a saída do Braga, Domingos Paciência foi questionado oito vezes sobre o futuro. Foi contornado o assunto, colocado das mais diversas formas, até que, por fim, respondeu de forma peremptória quando lhe perguntaram se receava trocar o Braga por um clube inferior.
"A mim nada me mete medo. Infelizmente, já passei por situações muito complicadas na vida, coisas graves mesmo ao nível familiar, e ultrapassei-as. Por isso, o desafio ou obstáculo que se seguir não me mete medo. Os próximo são o Sporting e o FC Porto, e encaro-os com optimismo e confiança", afirmou o treinador, que "na altura certa" desvendará o futuro e que agora tem de "respeitar a estrutura e adeptos do Braga. "A ligação aos clubes acaba mais dia, menos dia, o que é perfeitamente normal. A vida é feita de ciclos", prosseguiu, considerando que o "maior reconhecimento é o Braga ser hoje um clube diferente". "Como profissional, ganho a qualquer equipa e defendo sempre os interesses da minha. Nesta altura, o Braga é tudo para mim", frisou.
Os compromissos que se avizinham são as principais preocupações de Domingos Paciência. "Quero ganhar ao Sporting e ao FC Porto. Ganhar a Liga Europa dá entrada directa na fase de grupos da competição na próxima época", referiu, garantindo que hoje não jogará para o ponto que é suficiente para garantir o terceiro lugar. "O Sporting é um adversário difícil, com valor e jogadores de muita qualidade, mas a jogar em casa procuramos sempre a vitória, não sei jogar para o empate, só para ganhar", sublinhou o técnico arsenalista.
Pela honra, história, presente e futuro
À partida para a derradeira jornada da Liga ZON Sagres, o principal foco de interesse competitivo está no Estádio AXA, onde o Braga recebe o Sporting no encontro que decide a identidade do terceiro classificado desta edição da prova. Em jogo está o prestígio, a facilidade de acesso à Liga Europa, uma diferença gigante na tranquilidade da preparação da próxima temporada e... o futuro de um homem. Domingos Paciência, o herói que conduziu os minhotos à final da Liga Europa - joga-se quarta-feira - despede-se do clube e dos seus adeptos, diante da equipa que começará a liderar mal termine a referida jornada europeia. Aliás, o ainda técnico do Braga é, entre os intervenientes, aquele que tem o terceiro posto garantido: ou o conquista, conseguindo (mais) um feito inédito, ou dele beneficia na próxima época. Recorde-se que o Braga tem um ponto de vantagem sobre o Sporting, o que obriga os leões a vencer para que o último objectivo de uma época desastrosa seja alcançado.
E se Domingos está entre o presente e o futuro, no banco verde e branco também se vive uma despedida: o último suspiro de José Couceiro.
20 h 15
Estádio AXA
A ANÁLISE DE COROADO
Pedro Proença
AF Lisboa
40 anos
internacional Sim
nº de jogos 132
árbitro (Pontuação 0 a 5)
Jogos anteriores 3,47
personalidade 3,00
controlo disciplinar 3,50
interpretação das leis e regulamentos 3,50
condição física 4,00
média 3,49
Foi preciso a jornada trinta para se encontrar com leões de Alvalade e logo em jogo que concita demasiadas atenções, brios e orgulhos. Com nove jogos esta época arbitrados na primeira categoria, em todos eles a vitória sorriu aos visitados. A época desportiva prestes a terminar poderá tê-lo afirmado definitivamente, algo que terá de fazer por confirmar e justificar pois em jogos desta natureza tende a exorbitar, extrapolar comportamento, evidenciar-se demasiado altivo, quiçá arrogante. Sexto entre os que mais interrompe, é quarto na média de advertências. Sabe aferir tecnicamente, é exigente na disciplina, não admite contestações. Falta-lhe ser um pouco mais criterioso e coerente nas decisões punitivas.
árbitros assistentes
Tiago Trigo (AF Lisboa)
André Campos (AF Lisboa)
Fazem trio de grande entreajuda. Porque actua com regularidade, conhecem-se mutuamente, percebem como e quando o chefe de equipa gosta que intervenham, são ajuda preciosa em qualquer jogo, mesmo quando cometem lapsos de interpretação.
Em destaque
6
postiga, o melhor marcador do Sporting na Liga ZON Sagres, tem seis golos. A marca é magra, é certo, mas o ponta-de-lança internacional português não deixa de ser a maior esperança do Sporting para o(s) golo(s) de que o emblema verde e branco tanto necessita. É que, em Braga, os leões têm, obrigatoriamente, de vencer para ultrapassar os minhotos e assegurar o terceiro lugar da tabela, com os respectivos benefícios na preparação da próxima temporada.
2
rodriguez. Quatro anos e meio depois de ter chegado a Braga, Rodriguez prepara-se para sair e, tudo indica, rumar a Alvalade com Domingos Paciência. Ao peruano faltam apenas duas partidas para completar o ciclo no Minho e em ambas pode acumular registos históricos: um inédito terceiro lugar para o clube e a conquista da Liga Europa.
6
ano favorece leão. Os resultados do Braga-Sporting nos últimos anos parecem ditados pelo arranque das pétalas de um malmequer. Ora ganha um, ora ganha outro. É assim há seis épocas e, pela tradição, esta é a época para os leões festejarem. Para os bracarenses, é excelente a oportunidade para provarem que a tradição não conta.
Hoje, não há poupanças
Domingos Paciência negou o cenário de poupanças para o encontro de hoje ante o Sporting a pensar na final da Liga Europa. "Um jogo de cada vez e é importante vencer o Sporting para ganhar confiança. Temos quatro dias para recuperar e muito tempo sem jogar pode causar dificuldades aos jogadores", explicou o treinador, deixando um aviso aos atletas se estes não colocarem o pé logo à noite: "Quando sinto que um jogador não está no seu pleno, corre o risco de saltar".
Rodriguez na selecção
Rodriguez voltou a ser convocado por Sergio Markarián para a selecção do Peru. O central do Braga foi um dos sete jogadores a actuarem fora do país que o seleccionador já colocou de reserva para a Kirin Cup, competição que terá lugar no Japão entre os dias 1 e 7 de Junho. Presença indiscutível na selecção, El Mudo vive uma fase importante na carreira, visto que, além de estar em final de contrato com o Braga e de ter o Sporting como destino provável, prepara-se para participar pela segunda vez na Copa América, que este ano vai decorrer na Argentina de 1 a 24 de Julho. Na primeira vez em que participou, em 2007, ajudou o Chile a chegar aos quartos-de-final.
Final para mais 700
O Braga colocou à venda uma nova remessa de bilhetes para a final da Liga Europa, marcada para a próxima quarta-feira e que vai opor o Braga ao FC Porto. Uma vez que os primeiros três mil ingressos que os arsenalistas colocaram à disposição já estão praticamente esgotados, o Braga accionou junto da UEFA uma pré-reserva de mais 700 bilhetes, que poderão ser adquiridos a 50 euros cada um. O Braga vai aumentando, assim, o apoio em Dublin, onde pela primeira vez disputará uma final europeia .
Leonardo Jardim
"Claro que o Braga me interessava"
O mais que provável futuro treinador do Braga, Leonardo Jardim, falou ontem publicamente sobre a possibilidade de rumar ao Minho na próxima temporada. Sem confirmar o acordo, o técnico admitiu que esta é uma hipótese que lhe agrada. "Neste momento, estou há dois meses sem estar no activo e, para qualquer treinador que não está no activo, é difícil projectar o futuro. Para já, são tudo suposições e o meu futuro não está definido, mas claro que o Braga me interessava. É um dos grandes clubes do futebol português", afirmou Leonardo Jardim em declarações à Rádio Renascença.
Paulo César com jeito para o leão
Indiscutível e multifacetado, Paulo César deve hoje reassumir uma posição central, depois do regresso à esquerda em Coimbra. O brasileiro tem sido nos últimos tempos utilizado como falso 10, em função da facilidade que tem para se juntar ao ponta-de-lança e disparar às balizas contrárias. Se hoje a aposta for idêntica, Rui Patrício pode tremer. É que se a pontaria do veloz avançado costuma estar afinada, contra o Sporting adquire a mira de um autêntico sniper. Entre as equipas que estão na Liga ZON Sagres, o Sporting é, a par do Guimarães, a principal vítima do "9" bracarense: cinco golos.
"É lógico que espero marcar. Espero um grande jogo e que possamos consolidar o terceiro lugar, que para o clube também será histórico", comentou a propósito. "Desde que o Braga ganhe não interessa quem marca. A minha única obrigação é dar o melhor", completou.
A saga de Paulo César contra os leões começou em 2003/04, ainda jogava no Rio Ave. Nos Arcos, apontou o terceiro dos quatro golos com que o Rio Ave goleou o adversário. A história diz que um golo do brasileiro é mais de meio caminho andado para a equipa vencer. Nas quatro ocasiões em que marcou (bisou numa delas), ganhou três. Só perdeu mesmo na última, esta época, curiosamente única fora de casa . Pelo meio, marcou pelo Leiria em 2007/08 (nova goleada, agora por 4-1) e na época transacta, quando ao vencer por 1-0 recuperou o primeiro lugar do campeonato que o Braga disputou com o Benfica.
Eskisehirspor aposta em Paulão
O Eskisehirspor, actual sétimo classificado da Turquia, está interessado em Paulão. A notícia foi ontem difundida pela Imprensa local e é verdadeira. O central, que também tem proposta do Besiktas, já conhece os termos do contrato proposto e terá de decidir. Aliás, na Turquia perspectiva-se uma luta intensa pelo central brasileiro, sendo que se o Besiktas acena com a reputação, do lado do clube onde jogam Diego Ângelo, Pelé e Rodrigo Tello, a vertente financeira pesa muito.
Artur diz que Liverpool marcou o trajecto
Artur acredita que a chave do sucesso do Braga foi eliminar o Liverpool. "A partir do momento em que eliminámos um clube tão importante, acreditámos que seria possível vencer a prova. E sentimos que os clubes começaram a olhar para nós com grande respeito. Soubemos que alguma coisa muito boa estava guardada para nós", afirmou à ESPN Brasil. O guardião destaca a "organização e espírito de grupo muito forte" como trunfos do Braga para uma final em que a "sensação será única." O FC Porto é "muito forte", mas "quem chegou à final não pode pensar noutra coisa senão vencê-la. in "O Jogo"
Matías Degrà pode ser alvo
guarda-redes argentino
Matías Degrà, guarda-redes do Astera Tripolis (Grécia), pode ser um dos alvos do Sp. Braga para cobrir a saída de Artur Moraes. Degrà é argentino e tem 27 anos, medindo uns apreciáveis 1,92 metros.
Artur anunciou a sua saída e restam no plantel Marcos e Quim. O segundo, porém, irá começar a época com algumas limitações, após a grave lesão que sofreu no início da temporada corrente. In "Record"
Sem comentários:
Enviar um comentário