Pela primeira vez "fugimos" ao tema dominante nestas páginas do blogue http://estadiodalmabraguista.blogspot.com/ que aborda toda a actividade eclética do SC BRAGA.
Porém, porque apaixonado pelo ciclismo sobretudo quando aparecem no calendário velocipédico as três grandes corridas por etapas de ciclismo: Il Giro D'Italia, Le Tour de France e La Vuelta a España. Ou as não menos importantes clássicas de Primavera que antecedem e servem de rampa de lançamento para as referidas edições do ProTour, como é exemplo a Liège-Bastogne-Liége, Amstel Gold, a espectacular Paris-Roubaix e os seus troços de "pavé" que se apresentam sempre como grandes obstáculos a transpor pelos atletas ou o mítico Paris-Nice ou ainda o belíssimo Criterium International (outrora com o nome de Dauphiné Liberé) para referir uma triste notícia que se prende com a morte do ciclista belga Wouter Weylandt hoje profissional da equipa do ProTour, Leopard Trek. A morte que abalou todo o pelotão na terceira etapa do Giro d'Italia saiu para a estrada fazendo mais uma vítima.
Morreu Wouter Weylandt
O Ciclismo está de luto
O ciclista belga da equipa Leopard Trek, Wouter Weylandt, vítima de uma forte queda na 3.ª etapa do Giro, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Foi o seu médico de equipa quem anunciou tal infortúnio:
«O rapaz [Wouter Weylandt] foi vítima de uma queda. Chegámos imediatamente ao local e já estava em estado inconsciente. Tentámos reanimá-lo durante 40 minutos, mas, não havia nada a fazer», disse.
De acordo com a reconstrução do acidente realizada pela polícia italiana, o pedal esquerdo da Weylandt bateu num muro ao longo da estrada e o ciclista sofreu uma violenta queda que o fez perder a consciência, transportado para o hospital de helicóptero, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer. Ainda através de imagens de uma cadeia televisiva belga, deu para reparar nos ferimentos ao nível da face e de peito colado no asfalto, com pessoal médico e para-médico a rodeá-lo com todos os cuidados e de atenções, em vão. Os seus olhos mantiveram-sesempre fechados talvez já sinal de final fatídico.
Wouter Weylandt (27 Setembro 1984 – 9 Maio 2011) era profissional Belga na vertente ciclismo de estrada.
Hoje envergava na altura da sua morte na participação do "il Giro 2011" a camisola da UCI Pro Team Leopard Trek equipa recentemente criada das cinzas de uma outra. Anteriormente já tinha mostrado todos os seus predicados e valor na Quick Step,onde esteve desde desde 2004 até a época velocipédica passada onde enveredou pela Leopard Trek depois do forte assédio de outras equipas do ProTour. A sua maior vitória foi na 17ª etapa da edição de 2008 da "Vuelta.
Venceu ainda a 3ª etapa do Giro do ano passado
Wouter Weylandt, de 26 anos, era colega de equipa do português Bruno Pires na Leopard Trek. Tendo participado em outras equipas do ProTour. Lance Armstrong já veio a público lamentar a morte de Wouter Weylandt, que não resistiu aos ferimentos após queda na 3.ª etapa do Giro.
"Regressei agora de uma corrida e fui informado sobre a morte de Wouter Weylandt no Giro. Estou chocado e triste. Que ele possa descansar em paz", disse o heptacampeão do Tour, de 39 anos, na sua página no Twitter.
«Ficámos em choque»
Wouter Weylandt, ciclista da Leopard Trek, foi vítima de um acidente mortal na 3ª etapa da Volta a Itália.
Tiago Machado viu tudo o que se passou com Weylandt, mesmo a queda do ciclista belga numa das descidas da 3ª etapa e que acabou por resultar na sua morte. Tiago Machado a par de Manuel Cardoso seguiam logo atrás do desafortunado ciclista belga.
Em declarações ao SAPO Desporto, o português contou como tudo se passou: «Dois quilómetros antes tinha eu caído, e vinha a recuperar com o Manuel Cardoso e mais um colega de equipa. Ele passou por nós e vimos tudo ao vivo. Não há palavras para descrever isto. Eu e o Manuel ficámos em estado de choque».
Após a confirmação da morte, o silêncio imperou em todo o pelotão e no autocarro da RadioShack não foi diferente.
«Quando chegou a confirmação oficial apenas houve silêncio na viagem de autocarro e agora continua o mesmo», afirmou o jovem português.
Tiago Machado refere que mesmo o uso de capacete não evita este tipo de situações: «Infelizmente há coisas que nós próprios não podemos controlar. Quando nos mandamos por uma descida abaixo, tão pouco pensamos na possibilidade de cair. (…) Ele até era um ciclista que não corria muitos riscos, mas infelizmente a tragédia aconteceu».
Wouter Weylandt tinha 27 anos e cumpria a sua primeira temporada ao serviço da Leopard Trek, depois de vários anos na Quick Step. No ano passado, o belga havia vencido uma etapa no Giro de Itália.
Morreu durante a 3ª etapa de 2011 do Giro d'Italia.
Weylandt caiu quando descia o Passo del Bocco, perto da cidade de Mezzanego, sofrendo danos físicos que lhe foram fatais. Foi reportado que se praticou CPR foi "carregado" durante aproximadamente 25 minutos pela impossibilidade de o helicoptero não conseguir poisar nazona devido ao denso arvoredo, foi-lhe dado adrenalina e atropina. Ele foi levado ao largo da descida de aproximadamente 40 minutos após sua queda.
Weylandt caiu quando descia o Passo del Bocco, perto da cidade de Mezzanego, sofrendo danos físicos que lhe foram fatais. Foi reportado que se praticou CPR foi "carregado" durante aproximadamente 25 minutos pela impossibilidade de o helicoptero não conseguir poisar nazona devido ao denso arvoredo, foi-lhe dado adrenalina e atropina. Ele foi levado ao largo da descida de aproximadamente 40 minutos após sua queda.
Todas as tentativas de reanimação falharam tendo o desportista belga morrido no local do acidente.
Wouter Weylandt vivia com a sua namorada, Sophie, que está grávida do primeiro filho do casal esperando-se seu nascimento em setembro.
Palmarés
2006
Points classification, Tour de Pologne 2007
Driedaagse van West-Vlaanderen, 1 stage (2nd in GC)
Ronde van het Groene Hart
Ronde van België, 1 stage
Ster Elektrotoer, 1 stage
Eneco Tour, 1 stage
2008
Nokere Koerse
3rd, Gent–Wevelgem
1st, Stage 17, Vuelta a España
Omloop van de Vlaamse Scheldeboorden - Kruibeke
2009
Le Samyn
Driedaagse van West-Vlaanderen, 1 stage
2010
1st, Stage 3, Giro d'Italia
1st, Stage 4, Circuit Franco-Belge CAR
Sem comentários:
Enviar um comentário