Sporting de Braga: Aula no Municipal
Foi apenas um workshop, mas podia até ter sido uma aula de doutoramento em gestão desportiva. O local não podia ter sido outro, sendo a casa do emblema que recentemente foi distinguido pela UEFA como o clube que mais evoluiu na Europa nos últimos anos.
Respirar saúde desportiva e financeira é o desejo de qualquer organização. O Sporting Clube de Braga é, actualmente, o maior exemplo a seguir no plano nacional e um exemplo focado na Europa. Publicações norte-americanas já se debruçaram inclusivamente em torno dos minhotos.
Nesse prisma, o Estádio das Paixões recebeu ontem 113 alunos, acompanhados por nove docentes, de vários estabelecimentos de ensino da área da capital minhota.
O tema principal foi a gestão desportiva e no caso os alunos da Secundária Carlos Amarante, Secundária de Maximinos, Pó-voa de Lanhoso e Vila Verde, tiveram a oportunidade de beber da fonte da inspiração dos guerreiros do Minho e perceber como funciona o Sporting Clube de Braga, enquanto clube e também SAD.
Pedro Costa, responsável pelos Recursos Humanos dos arsenalistas, abordou a gestão corrente do clube, enquanto que Álvaro Portela, responsável pela área informática e organização de jogos, deu a conhecer todos os passos necessários para a criação de um evento desportivo, diferenciando aindas as competições nacionais e europeias.
Correio do Minho
Nuno Gomes: Goleador solidário
TAMBÉM É REFERÊNCIA FORA DO RELVADOS
Nuno Gomes, sempre Nuno Gomes! O goleador não se destaca somente nos relvados, tal como Record registou na edição de ontem. O avançado da Liga Zon Sagres que necessita de menos minutos (89) para faturar é também uma referência incontornável na sua contínua missão de solidariedade. Aos 35 anos, prolonga esse braço em final de carreira, mostrando-se totalmente disponível para ajudar quem necessita. O próximo exemplo é já amanhã, em Coimbra. Antes do jogo com a Académica, Nuno Gomes vai realizar o sonho de duas crianças que o querem conhecer, promovendo uma ação com a chancela da Terra dos Sonhos, uma organização de solidariedade portuguesa, sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de junho de 2007, Dia Mundial da Criança, e com sede em Coimbra.
A principal atividade da Terra dos Sonhos consiste na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado, sendo que a superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido. Não era necessário tanto para convencer Nuno Gomes a conhecer os jovens Ruben e Diogo Gomes, que vão certamente ter razões para sorrir quando amanhã conviverem com o craque do Sp. Braga.
Record
Djamal destrói onze mágico
Indispensável em qualquer estratégia traçada por Leonardo Jardim, Djamal ainda não tem presença confirmada amanhã, frente à Académica. O médio-defensivo sofreu um traumatismo no pé direito no decurso do jogo com o Feirense e ainda não conseguiu trabalhar sem restrições, alternando exercícios específicos com gelo e tratamento, de modo a contornar eficazmente o problema. Por não se tratar de uma lesão muscular, há a expectativa de que o jogador líbio se apresente a cem por cento no treino desta manhã, mas o técnico do Braga já testou Vinícius na posição de trinco, precavendo-se assim para a eventualidade de perder um dos dois totalistas da equipa (o outro é o lateral Baiano) em jogos do campeonato. Se assim for, cairá por terra a possibilidade de se assistir, em Coimbra, ao "encore" de um curioso onze que fez história em Birmingham, ao arrancar a primeira vitória do clube em Inglaterra (1-3), na jornada inaugural do Grupo H da Liga Europa; seria a terceira repetição da época.
Com Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana, Alan, Nuno Gomes, Hélder Barbosa e Lima, o Braga 2011/12 aproxima-se da força máxima, e os triunfos sobre o Nacional (2-0) e o Feirense (3-0), construídos precisamente a partir do mesmo núcleo de jogadores, foram provas evidentes. Por esta altura, Leonardo Jardim sabe melhor do que ninguém que o ideal seria nunca mexer nesta potencial equipa-base: quando o fez, ora por impedimentos, ora por opções técnicas, o Braga desviou-se sempre da rota das vitórias; empatando com o Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques (1-1), após o jogo com o Birmingham, e perdendo com o Brugge (1-2) no seguimento da partida com o Nacional. Nesta equação, Nuno Gomes e Hélder Barbosa emergem como peças-chave, em detrimento dos médios Leandro Salino e Mossoró e do extremo Pizzi, este transferido ainda em finais de Agosto para o Atlético de Madrid. Nada é definitivo
Rúben e Diogo na terra dos sonhos com Nuno Gomes
Cada vez mais inclinado a dedicar golos a causas e a personalidades de interesse público, Nuno Gomes deverá amanhã arrancar palmas das bancadas do Estádio Cidade de Coimbra antes do pontapé de saída do jogo Académica-Braga ao saudar, na zona do relvado, dois adeptos especiais: Rúben e Diogo Gomes. O encontro foi combinado pela Terra dos Sonhos, uma organização de solidariedade portuguesa sem fins lucrativos que se dedica a realizar os sonhos de crianças, jovens e idosos diagnosticados com doenças crónicas ou em estado avançado de doença. As duas crianças de nove anos manifestaram o desejo de conhecer pessoalmente o internacional português, e o Braga, com a devida concordância da Académica, deu luz verde à iniciativa. É mais um sinal da enorme popularidade de Nuno Gomes, que se tem revelado um "campeão" na vendas de camisolas do Braga com o seu nome estampado. Até por aqui António Salvador teve olho...
César ou mérida em vez de Barbosa?
Uma coisa são as dúvidas que assaltam o pensamento de Leonardo Jardim quanto à disponibilidade de Djamal, outra bem diferente são os candidatos à esquerda do ataque para o jogo com a Académica. O eurogoleador Hélder Barbosa tem sido o crónico titular, mas de repente a concorrência disparou e já nada é garantido. O espanhol Mérida, emprestado pelo Atlético de Madrid, e Paulo César tiveram esta semana a oportunidade de se mostrar entre os mais utilizados.
Elderson está à bica em cartões
Com quatro cartões amarelos no cadastro, Elderson corre sérios riscos de não poder alinhar contra o Benfica, na jornada seguinte. Na visita à Académica, o lateral-esquerdo nigeriano terá de fazer os possíveis para evitar ver mais um cartão, mas também não poderá ser poupado, tanto mais que Imorou, a segunda opção de raiz para o sector canhoto da defesa, recupera de um problema muscular que o tem perseguido praticamente desde o começo da temporada.
300 bilhetes pedidos
Na melhor das hipóteses, o Braga contará com o apoio de três centenas de adeptos. O clube solicitou à Académica a cedência de 300 ingressos, que se encontram à venda na Loja do Braga Parque, Estádio 1º Maio e Galerias do Bingo, ao preço unitário de 20 euros. Após o almoço de hoje, servido no Estádio AXA, a equipa despede-se de Braga para se instalar num hotel em Coimbra.
O Jogo
ABC vai ter de jogar em Guimarães
O mau tempo do passado domingo resultou na inundação do Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, danificando o piso e impossibilitando o ABC de treinar e jogar em sua casa. Assim, a equipa de Carlos Resende, que esta semana tem treinado no pavilhão da Universidade do Minho, recebe o Belenenses, na décima jornada (amanhã, 17h00), em Guimarães, no pavilhão gentilmente cedido pelo Xico Andebol. O clube aguarda que o piso seque para posteriormente avaliar a eventual necessidade de intervenção. O ABC não poderá jogar no pavilhão da Universidade do Minho por as marcações não estarem de acordo com os regulamentos federativos.
O JOGO
Nuno oferece sorrisos
Amanhã, em Coimbra, o futebol vai revelar a sua faceta solidária. Antes do jogo frente à Académica, Nuno Gomes vai concretizar o sonho de dois meninos que sofrem de doenças graves.
Rúben, de nove anos, portador de uma imunodeficiência grave, e Diogo Gomes, que tem um tumor cerebral agressivo, vão conhecer e confraternizar com aquele que é o seu grande ídolo.
O encontro é patrocinado pela Terra dos Sonhos, instituição particular de solidariedade social, e conta com o apoio da Académica, organizadora do jogo, do SC Braga e de Nuno Gomes.
O caso dramático das duas crianças comoveu tanto o futebolista como os clubes, que se juntaram à entidade envolvida na missão de fazer sorrir Rúben e Diogo Gomes.
Sem comentários:
Enviar um comentário