NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/10
Vencer para dissipar dúvidas
Depois da derrota em Leiria, na última jornada do campeonato, a palavra de ordem é vencer. E dar uma resposta positiva, revelando uma equipa capaz de fazer frente às quatro provas em que está inserida. O Sp. Braga recebe o Feirense, esta noite (20.15 horas), em jogo da oitava jornada da Liga à procura de manter a equipa no topo da classificação. As dificuldades serão elevadas, mas Leonardo Jardim acredita numa boa resposta da equipa. E em dissipar dúvidas.
“Esperamos que seja um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto em que queremos vencer. Temos o objectivo de vencer para que, em termos classificativos, consigamos manter- -nos nos lugares da frente. É importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas da capacidade do plantel de jogar para quatro competições”, sublinhou Leonardo Jardim.
Para o técnico, o Feirense é um adversário “caracterizado pelas transições e pela capacidade de esquemas tácticos no jogo aéreo”, daí que os arsenalistas tenham “que ter cuidado nestes dois aspectos”.
Quanto às falhas em termos e finalização evidenciadas nos últimos jogos do Sp. Braga, Jardim foi peremptório e garante que não tem a ver com a falta de atitude da equipa: “às vezes fazemos comparações entre erros de finalização ou ineficácia na finalização com falta de atitude ou desconcentração, mas a relação para mim nesse aspecto é muito duvidosa. Este grupo de jogadores tem uma boa postura e bons índices de trabalho. Realmente houve fases e nos dois jogos europeus tivemos mais de dez situações de golo e acabámos por fazer só um de bola corrida. A ineficácia tem a ver com o bom momento e com a capacidade de ser mais ou menos eficaz e, nesse parâmetro, estamos um pouco abaixo do que o nosso nível competitivo merecia”.
Leonardo Jardim rejeita ainda uma possível crise de confiança no plantel. “Nos dois últimos dois jogos, o Lima, Mossoró e um ou outro estiveram um nível abaixo do exigido, no entanto, são jogadores que jogam e estão em boas condições em termos físicos não vejo porquê falta de confiança”, referiu, acre scentando ser “normal que quando se falha algumas vezes pessoalmente um jogador inibe-se”.
Jardim destaca o “futebol positivo” apresentado pelo Feirense, que diz ser “bom para o espectáculo”, e espera que Henrique - central cedido pelo Sp. Braga - “não esteja num dia bom”.
“O Henrique é um activo que tem muito valor, mas está num período de adaptação à primeira Liga, acredito que no futuro será um atleta a voltar aos quadros do Sp. Braga”, revelou.
Quanto à paragem de Carlão, que teve a segunda recaída em Maribor, Jardim lembra que “não é positivo para o grupo ter um jogador que não sabemos quando podemos contar”, daí a paragem ser fundamental para “termos o atleta a 100 por cento”.
Convocados do Sp. Braga: Meyong e Vinicius de regresso
Meyong e Vinicius estão de regresso aos eleitos de Leonardo Jardim. O técnico deixou de fora, em relação à última convocatória dos arsenalistas, Galo e Carlão, dando lugar à entrada do ponta-de-lança camaronês e do médio, para o jogo desta noite (20.15 horas) frente ao Feirense. Ausentes devido a lesão continuam Custódio, Ukra, Zé Luís, Nuno André Coelho, Carlão e Imorou.
A lista dos 19 convocados do Sp. Braga é a seguinte:
guarda-redes: Quim e Berni; defesas: Baiano, Ewerton, Douglão, Paulo Vinícius e Elderson; médios: Djamal, Salino, Mossoró, Hugo Viana, Vinicius e Mérida; avançados: Alan, Lima, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Paulo César e Meyong.
Feirense: lesão deixa Rabiola de fora
Na lista de convocados do Feirense, destaque para a ausência de Rabiola. O avançado lesionou-se no jogo da Taça de Portugal diante do Nacional e não faz parte do lote de convocados para o jogo desta noite, em Braga.
A lista de convocados é a seguinte:
guarda-redes: Paulo Lopes e Douglas; defesas: Pedro Queirós, Luciano, William, Mika, Varela, Stopira e Henrique; médios: Miguel Pedro, Diogo Cunha, Cris, Carlos Fonseca, Siaka Bamba, Sténio, Hélder Castro e Diogo Rosado; avançados: Ludovic e Jonathan.
CORREIO DA MANHA
Nuno Gomes de volta
Numa altura em que o próprio treinador Leonardo Jardim reconhece haver um notório défice de concretização, que saltou mais à vista nos jogos com o Club Brugge e o Maribor - ambos referentes à Liga Europa -, é crível que Nuno Gomes possa entrar novamente em cena, esta noite, diante do Feirense.
Lima tem sido o rei do desperdício e na Europa lidera mesmo a lista dos jogadores que mais vezes remata para fora, sinal de clara falta de confiança, como ficou bem atestado nas três oportunidades que teve para marcar na Eslovénia e desperdiçou de forma displicente.
Leonardo Jardim, como é seu apanágio, não abre o jogo em relação à equipa em que vai apostar, mas ganha grande consistência a hipótese do experiente Nuno Gomes figurar no onze que iniciará a partida com os fogaceiros, podendo tal situação implicar, ou não, a saída de Lima da equipa.
A BOLA
Jogo para dissipar dúvidas
Os recentes resultados do Braga parecem ter levantado algumas suspeitas sobre a sua capacidade para lutar pela vitória no campeonato, na Taça de Portugal, na Taça da Liga e na Liga Europa. Por isso, Leonardo Jardim considera que o encontro com o Feirense é uma excelente oportunidade para contrariar os mais cépticos. "É importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel em jogar para as quatro competições apenas com dois dias de recuperação", afirmou, ontem, o treinador bracarense.
Na base de três dos últimos quatro resultados - exceptuando a vitória contra o 1º Dezembro - estiveram as inúmeras ocasiões de golo desperdiçadas. Leonardo Jardim reconhece o problema, mas não o relaciona com "falta de atitude, desconcentração ou crise de confiança". "Estamos um pouco abaixo do que o nosso nível competitivo merecia. É normal que, quando se falha, um jogador se iniba um pouco. No entanto, acredito que quando se começar a finalizar com maior frequência, a confiança vai aumentar", perspectivou o treinador arsenalista, que, sem se envolver em polémicas sobre a justeza ou não de uma chamada à Selecção Nacional de Hugo Viana, enalteceu a subida de forma do internacional português. "O último jogo foi dos melhores que o [Hugo] Viana fez este ano. Ele é um jogador com uma qualidade técnica acima da média e, quando alia a isso uma maior mobilidade e capacidade de pressão, consegue sobressair", elogiou o madeirense.
Vinícius e Meyong voltam
Os regressos de Vinícius e Meyong são as novidades nos convocados do Braga para o jogo com o Feirense. O médio e avançado rendem Galo e Carlão, que foram excluídos por razões distintas: o lateral por opção técnica, o atacante por decisão médica. "O departamento médico acha que a solução do problema do Carlão é a paragem. Não vale a pena ter um jogador a meio-gás e o próprio atleta não se sente bem por não dar o seu contributo à equipa", explicou Leonardo Jardim.
Quim Machado volta a Braga 21 anos depois
A 30 de Dezembro de 1989, no último Braga-Feirense, a contar para o campeonato (no Estádio 1º de Maio ficou 3-1, com golos de Vítor Duarte, Marcão e Fernando Pires, para a equipa minhota, e de João Luís, para a de Santa Maria da Feira), Vítor Manuel voltava a apostar em Quim Machado como defesa-direito do Braga. "O Quim era, na altura, um miúdo, um profissional sério, humilde, que fui buscar ao Tirsense, onde era médio-direito, e fez uma adaptação muito boa a lateral", recorda o treinador que desde 2001/02 não orienta equipas do escalão principal e ainda detém o recorde de jogos (503). Hoje, Quim Machado volta a Braga, para orientar o Feirense, com uma "equipa jovem e de portugueses", sinal de que, acrescentou Vítor Manuel, "está a seguir os passos do tempo em que foi jogador". Pela primeira vez esta época, o Feirense fez estágio (em Guimarães), o que atesta "sentido de responsabilidade para uma equipa com muito pouca experiência na I Divisão". O que, concluiu Vítor Manuel, "é bom para retirar os jogadores do seu ambiente habitual e para os recatar". Pode ser que resulte porque, como leu Vítor Manuel, "já vimos o Feirense jogar muito bem e fazer jogos menos conseguidos".
O JOGO
Sp. Braga-Feirense (antevisão): prometeram, agora cumpram!
Futebol de ataque à vista no Minho. Pelo menos a avaliar pelo discurso dos treinadores.
Futebol de ataque à vista no Minho. Pelo menos a avaliar pelo discurso dos treinadores.
Quim Machado lançou o repto, Leonardo Jardim acolheu-o de bom grado. Prometeu-se futebol de ataque neste jogo da 8ª jornada da Liga. Agora é esperar que cumpram.
O momento:
Sp. Braga: O empate em Maribor, para a Liga Europa, adicionou uma preocupação a Leonardo Jardim e aos adeptos minhotos: a equipa cria oportunidades mas não concretiza. No campeonato, a equipa vem de uma, algo inesperada, derrota em Leiria, até porque foi a primeira da temporada. Os bracarenses querem, por isso, corrigir o desaire e continuar no comboio da frente do campeonato.
Feirense: O empate caseiro com o F.C. Porto foi o principal momento de glória da equipa na Liga. Mas, de lá para cá, não há muitos mais motivos para sorrir. A equipa foi goleada em Coimbra, somou o quarto empate em casa para o campeonato e foi eliminada da Taça de Portugal. Braga não parece vir, definitivamente, na melhor altura, até porque o Feirense não ganha há quatro jogos.
As ausências:
Sp. Braga: Carlão juntou-se esta semana a Imorou, Nuno André Coelho e Zé Luís no leque de lesionados.
Feirense: André Fontes, Anderson de Melo, Miguel Pedro e Rabiola estão lesionados.
Discurso directo:
Leonardo Jardim (Sp. Braga): «Espero um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto, mas queremos vencer para nos mantermos nos lugares da frente da tabela. Também é importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel para jogar nas quatro competições, com dois dias de recuperação.»
Quim Machado (Feirense): «Se fizermos o que temos feito na maior parte dos jogos, temos as nossas possibilidades e vamos a Braga para tentar trazer pontos.»
Confrontos anteriores:
O Feirense só jogou por duas vezes em Braga em jogos do principal escalão português e perdeu ambas. A primeira ocorreu na temporada 1977/78, com os bracarenses a vencerem por 2-1. Em 1989/90, o Sp. Braga, treinado por Vítor Manuel, venceu por 3-1. O treinador do Feirense era Henrique Nunes.
Equipas prováveis:
SP. BRAGA: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton e Elderson; Djamal, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Hélder Barbosa.
Outros convocados: Berni, Douglão, Vinicius, Fran Mérida, Salino, Paulo César, Meyong e Nuno Gomes.
FEIRENSE: Paulo Lopes, Pedro Queirós, Henrique, Luciano e Mika; Varela, Siaka Bamba e Diogo Cunha; Miguel Pedro, Carlos Fonseca e Ludovic;.
Outros convocados: Douglas, William, Stopira, Cris, Sténio, Hélder Castro, Diogo Rosado e Jonathan.
Maisfutebol
Braga travou Super-Benfica
O Benfica, um dos principais candidatos ao título, empatou em Braga, perdendo pontos logo na primeira jornada, o que em 2010/11 só acontecera na sexta ronda, aquando da derrota caseira frente ao FC Porto.
Com seis internacionais chegados há pouco tempo do Mundial, o que dificultou a pré-época na Luz, o Benfica encontrou um adversário bem preparado, que foi quinto na última temporada e que promete mais. O Braga, gerindo a juventude de Hélder Nunes, Rafael Costa e Henrique Magalhães e a experiência de Guilherme Silva, Luís Filipe, Nuno Teixeira e Vítor Oliveira, aguentou bem as investidas da equipa de Luís Sénica, apesar de não ter a mesma capacidade de rotatividade. Aos seis minutos, num ataque rápido, Luís Filipe esperou pelo passe de Rafael Costa, batendo Ricardo Silva e obrigando o Benfica a rodar cedo. Depois de João Rodrigues cair na área e de Luís Viana falhar o penálti, foi o reforço Sérgio Silva que empatou de livre indirecto.
Na segunda parte, o Benfica aumentou o ritmo, apelou à excelência individual de jogadores como o recém-chegado Carlos López, mas esbarrou demasiadas vezes em Guilherme Silva. Já o Braga, sobrevivendo aos ataques dos encarnados (e sem Luís Filipe que saiu lesionado), não teve resistência física para ser mais eficaz na finalização, desperdiçando ainda o livre directo decorrente da décima falta do Benfica.
"Temos gente de qualidade"
"Aos 10 minutos, o Benfica começou a rodar e a imprimir uma alta rotação, mas conseguimos manter equilíbrios. Temos uma equipa com gente de qualidade que dá tudo o que tem", disse Vítor Silva, deixando uma palavra para Guilherme Silva: " Defendeu bolas difíceis, mas defrontámos uma selecção e por isso abdicámos de ter tanta bola, o que faz com que o guarda-redes tenha de defender mais."
O JOGO
Frente ao Feirense Leonardo Jardim quer que o Sp. Braga mostre capacidade para jogar em quatro competições
“É para dissipar dúvidas”
"Espero um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto, mas queremos vencer para nos mantermos nos lugares da frente. Também é importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel para jogar nas quatro competições, com dois dias de recuperação", disse ontem Leonardo Jardim na antevisão da recepção de hoje (20h15, Sport TV1) ao Feirense.
O técnico bracarense destacou as "transições" e o "jogo aéreo" do adversário como aspectos a merecer o cuidado da defesa arsenalista e refutou a existência de uma crise de confiança dos avançados minhotos.
Quim Machado, treinador do Feirense garantiu ir a Braga jogar "olhos nos olhos", algo que agrada a Jardim: "É bom para o espectáculo. Pode ser positivo", explicou
Sp. Braga-Sporting
Desacatos e tiros em jogo de futsal
Viveram-se momentos de pânico, ontem à noite, após o jogo do campeonato nacional de futsal entre o Sporting de Braga e o Sporting Clube de Portugal, no Pavilhão da Universidade do Minho.
Adeptos das duas equipas envolveram-se em desacatos, obrigando a GNR a disparar tiros de shotgun para o ar. Um militar da GNR ficou ferido e teve de ser transportado ao hospital. Um adepto – não foi possível apurar de que clube – foi detido e estava, ao final da noite, no posto da GNR.
"Foi assustador quando dispararam as balas de borracha. Começou toda a gente fugir", descreveu ao CM Tiago Pires, um adepto que estava no pavilhão. Tudo aconteceu a um minuto do final do encontro (que terminou com a vitória dos leões por 3-0). Os adeptos bracarenses reagiram mal às provocações das claques leoninas e começaram a arremessar objectos. A GNR carregou então para controlar os adeptos.
CORREIO DA MANHA
Sporting arranca triunfo precioso em Braga
O Sporting foi ao Minho conquistar mais três pontos, ao derrotar o Sp,. Braga/AAUM, por três bolas a zero. Numa partida que acabou por ser disputada sob a toada do equilíbrio, venceu a equipa que se revelou mais eficaz, com o resultado final a ser demasiado pesado para os minhotos.
As primeiras grandes oportunidades de golo até pertenceram ao conjunto bracarense, que desperdiçou inclusivamente uma invulgar situação de três contra zero. Mas acabou por ser o Sporting a inaugurar o marcador, à passagem dos 9', quando Deo atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza, com o guarda-redes Pli a ficar mal na fotografia do lance.
No segundo tempo, Caio Japa ampliou a vantagem dos leões com um remate forte após uma reposição lateral bem trabalhada. Buiu fechou as contas da partida, a pouco mais de um minuto do final, com um remate de 35 metros para a baliza deserta, numa altura em que o Sp. Braga/AAUM já arriscava tudo com André Machado a fazer de guarda-redes avançado.
Futsalglobal
Sem comentários:
Enviar um comentário