Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

sábado, 25 de junho de 2011

NOTICIAS DO ENORME SCB DO DIA 25/06

Nuno Gomes: Puebla dá mais mas teme pelo Sp. Braga
Dirigente do clube mexicano espera pela resposta do avançado português mas teme pela desvantagem geográgica
Jesús López Chargoy, vice-presidente do Puebla, garante que o clube mexicano fez uma proposta extremamente interessante a Nuno Gomes, do ponto de vista financeiro. Contudo, o dirigente admite que o jogador pode estar inclinado a assinar pelo Sporting de Braga.
«Perdiram-nos uma semana, até final de sábado, para o Nuno decidir. Não é uma decisão fácil. Vir implica uma mudança de continente. Ele tem duas opções, que são o Puebla e o Sporting de Braga», explicou o vice do emblema mexicano.
O Puebla oferece mais dinheiro. «O dinheiro que o Braga está a oferecer é muito menos do que o que nós estamos a propor. De qualquer forma, considero que temos a desvantagem geográfica em relação à equipa de Portugal», concluiu Chargoy, no programa El Juego del Hombre.
MAIS FUTEBOL

Emmanuel Imorou: “Estou ansioso por jogar pelo Sp. Braga”
O lateral-esquerdo Emmanuel Imorou, um dos novos reforços do Sporting de Braga, já se encontra no Minho, quando ainda falta uma semana para o arranque dos trabalhos em Braga. Mas o futebolista fez questão de vir mais cedo para ter oportunidade de conhecer o clube, a cidade e os adeptos.
O atleta de 22 anos é natural do Benin, mas jogou sempre em França e depara-se com a primeira experiência a jogar fora do país que o acolheu. Nessa medida o próprio manifesta alguma expectativa em relação ao que o aguarda em Braga. O futebolista está acompanhado da mulher, mas ansioso por começar a época e mostrar-se. Mostra-se confiante, pelas declarações reproduzidas no site oficial do clube.
“Espero jogar o mais possível, fazer uma época muito boa, ajudar o clube a conseguir o melhor possível no campeonato e a conseguir fazer um super percurso na Taça”, frisou o futebolista francês.

Imorou vive a primeira experiência profissional como futebolista fora de França, à excepção dos jogos que cumpriu pela selecção do Benim, mas parece adaptar-se bem à nova realidade. “Já tive oportunidade de visitar a cidade com a minha esposa e é uma cidade muito bonita, muito acolhedora. Gostei muito”. Emmanuel Imorou será uma das opções a ter em conta para o treinador Leonardo Jardim. Mostrou-se “ansioso” pelo início dos trabalhos e esperançado em “fazer uma boa época”. Nos últimos tempos já foi colhendo algumas informações sobre o futebol português. “Tenho que me adaptar o mais rápido possível ao país, ao futebol e, claro, também à língua para ter um bom aproveitamento na equipa”, salientou o atleta do Sporting de Braga.
Recorde-se que Imorou foi um dos primeiros reforços anunciados pelo Sporting de Braga para a época 2011/2012, depois da excelente campanha que efectuou na temporada transacta no Châteauroux.
CORREIO DO MINHO

Quim levou a primeira tareia e Ukra faltou à chamada
Ontem foi feriado de S. João em Braga, mas nem por isso dia para descansar. Quim há muito que escolhera este dia para começar a trabalhar, e nem a festa da véspera o demoveu de ganhar uma semana de avanço aos restantes colegas, de modo a minimizar os efeitos provocados pela lesão sofrida há um ano.
Assim, na companhia de Carlos Vieira e Rui Correia, os dois treinadores de guarda-redes do Braga, Quim já suou bastante, mas cheio de boa disposição pelo facto de finalmente poder voltar à competição. Hoje repetirá a dose e continuará sem folgar até ao dia 1 de Julho, data em que o resto do grupo se apresenta e na qual o guarda-redes já terá os índices físicos mais apropriados para não partir em desvantagem em relação a Marcos e Cristiano.

Quem não apareceu, ao contrário do que estava previsto, foi Ukra. O extremo não necessita de qualquer plano adicional, mas tem por hábito começar mais cedo do que os colegas. Vai fazê-lo na segunda-feira, juntamente com Vinícius, médio brasileiro que também se lesionou na recta final da época passada e precisa de recuperar terreno à custa de um programa específico de treino.

Bruno Tiago
"Estou eternamente grato ao Braga"
Pela primeira vez desde que, em 2007, teve a infelicidade de fracturar a tíbia e o perónio num jogo com o VFB Huls, no estágio de pré-época realizado na Alemanha, Bruno Tiago fala dos momentos que se seguiram a esse drama que o obrigou a terminar prematuramente a carreira. O ex-jogador agradece do fundo do coração a todos os que o apoiaram nas alturas mais difíceis e, em especial, a António Salvador, que, além de nunca lhe ter faltado com nada, lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar na SAD do Braga.

Já conseguiu superar o momento em que se lesionou ou ainda o revive na cabeça de forma recorrente?

O meu lance não, mas confesso que quando vejo um semelhante, penso sempre que vai acontecer algo mau. Antigamente, ainda o via várias vezes no YouTube, mas agora está completamente ultrapassado.

A decisão de terminar a carreira foi dolorosa?
As pessoas do departamento médico do Braga são a maior prova de que fiz tudo para continuar a jogar. Mesmo com dores, queria sempre treinar e dar o meu melhor. A verdade é que tinha muitas limitações e no final dos treinos sentia dores horríveis. Nesse aspecto, o Chico [Francisco Miranda] e o doutor [João Pedro Araújo] tiveram muita paciência comigo, porque queria sempre fazer mais e eles chamavam-me à razão. Depois, no segundo ano de recuperação da lesão, cheguei a um ponto em que constatei que tinha algumas dificuldades e optei por acabar a carreira.

Seguiu-se um processo em tribunal para averiguar o seu grau de incapacidade física. Como o viveu até ser conhecido o veredicto?

Foi chato e muito longo. As pessoas que lidavam comigo eram testemunhas das dores horríveis que sentia. Muitas vezes fechava-me no balneário a chorar, porque queria muito jogar e não conseguia. Mesmo assim, a companhia de seguros dava-me sempre como apto para a profissão. O caso foi então para tribunal, que me mandou ao Instituto de Medicina Legal fazer todos os testes possíveis, que provaram que não tinha condições para voltar a jogar e que era um risco continuar a fazer trabalho de campo, porque podia agravar ainda mais o problema. Depois, a juíza analisou os exames e a sentença foi que eu não tinha condições para jogar a alto nível.

Recebeu algum apoio do Braga durante essa fase?

A atitude do Braga foi fantástica desde o primeiro minuto após a lesão. Depois de me lesionar fui para uma clínica privada, onde fui operado durante quatro horas e meia, e no dia seguinte, quando cheguei ao quarto, já estava lá a minha esposa [Catarina], que ficou comigo ao longo dessa semana. Além disso, todos os dias tinha visitas de pessoas ligadas à estrutura da SAD, da equipa ao presidente, que foi incansável, tentando deixar-me sempre tranquilo. As pessoas do departamento médico foram inexcedíveis, e até lhes costumo dizer que já não me podem ver à frente [sorrisos]. Por isso estou eternamente grato ao Braga.

Que influência teve António Salvador na sua passagem para a estrutura do clube?

Muita. Ele sempre foi muito correcto e directo comigo. Por isso, um dia marcou uma reunião comigo e perguntou-me se não queria apostar numa nova carreira, ajudando o clube noutra área. Perante tamanho acto de generosidade, muito frequente nele, respondi de imediato que aceitava e que lhe iria ficar agradecido para sempre.

O destino foi o departamento de formação. Foi por alguma razão em especial?
Isso foi decidido após uma conversa com Carlos Freitas em que se chegou à conclusão que era melhor eu passar por um período de adaptação na formação, aprendendo com Luís Martins, que era coordenador técnico da formação.

Como surgiu o convite para trabalhar com o departamento de futebol profissional?
Depois de uma época na formação, Carlos Freitas e Paulo Menezes deixaram o clube e entrou Fernando Couto como director-desportivo, que me convidou para trabalhar na parte do scouting. Fiquei supercontente com este enorme voto de confiança do Fernando, porque não esperava saltar tão rapidamente. Até costumo brincar e dizer-lhe que ele é o meu 'boss' [chefe]."

"Faço o meu trabalho sem dar nas vistas"
Agora longe de olhares mais indiscretos, Bruno Tiago garante ser o mesmo que era quando jogava futebol - fê-lo, como sénior, durante sete épocas -, embora nesta altura veja os jogos de uma forma mais analítica. Entrar num relvado é que nunca mais; não é que não tenha vontade, mas as dores que sentiria fazem-no ter cuidado.

Como se sente nas novas funções?
Sinto-me bem. É uma área que desconhecia, apesar de sempre ter visto jogos de futebol, pois adoro a modalidade. No entanto, agora vejo-os com outros olhos, tentando analisar uma situação específica ou ver um jogador que no futuro poderia encaixar na equipa do Braga. Quando tenho dúvidas, falo com o Fernando [Couto], que está sempre pronto a ajudar.

O próximo plantel já terá o cunho pessoal do Bruno Tiago?
[sorrisos] Isto é um trabalho de equipa. A estrutura do clube está muito bem organizada, e é isso que está na base dos seus sucessos mais recentes. Não tenho de levantar nenhum troféu quando um jogador que analisei é contratado, porque as pessoas que trabalham no scouting até têm de fazer o trabalho sem dar nas vistas. Temos é de tentar chegar primeiro que os scouts dos outros clubes.

Depois de passar para o gabinete, alguma vez desejou saltar para o relvado durante um jogo?
Sempre. Quando vejo a bola a rolar, dá-me sempre vontade de jogar. No entanto, depois penso nas dores que iria ter e chego à conclusão de que o melhor é estar quietinho [risos].

"Andei um pouco abatido mas a família reergueu-me"
Depois de uma fase em que se sentiu bastante abatido, Bruno Tiago reergueu-se com a ajuda da família e dos amigos. Agora, com o nascimento da filha, Leonor, confessa que quando está em casa, nada mais lhe passa pela cabeça.

Como é que a sua família lidou com a mudança de hábitos?
Se calhar, nem toda a gente diz o que vou dizer com a mesma seriedade, mas felizmente tenho uma família fantástica. Todas as pessoas me apoiaram e por vezes até abdicaram de alguns dos seus prazeres para que nada me faltasse; tal como os meus amigos. Num primeiro momento parece que ficas sem chão, porque depois de tantos anos no futebol, começas a sentir falta do balneário, do cheiro da relva, das brincadeiras com os amigos, do levantar cedo para ir treinar... Andei um pouco abatido, mas com a ajuda deles consegui reerguer-me. Tenho de pensar de forma positiva: em vez de começar uma nova carreira aos 35 ou 36 anos, comecei uma aos 28, na qual quero singrar.

Agora tem mais tempo para a família ou nem por isso?
A minha família até costuma dizer que tenho menos tempo, porque antigamente era do treino para casa e de casa para o treino. Agora tenho jogos para ver quase todos os dias. No entanto, a minha primeira filha nasceu há seis meses, e todo o meu tempo livre é para brincar com ela. Quando chego a casa, não me lembro de lesões, não me lembro de nada...
Imorou já chegou Magrão está quase
Emmanuel Imorou chegou a Braga na véspera de S. João, e foi mesmo a festa popular e o cheiro a sardinhas que mais o impressionaram nos primeiros dias naquela que será a sua cidade nos próximos três anos. O esquerdino gostou bastante e até ficou com mais vontade de que a época comece. Falta ainda uma semana, tempo que Imorou quer aproveitar para conhecer melhor a cidade, da qual ficou com a impressão de ser "muito acolhedora", e para agilizar a adaptação ao novo país.
Ao sítio do Braga, o lateral disse que o primeiro objectivo é aprender a falar português. "Tenho que me adaptar o mais rapidamente possível ao país, ao futebol e à língua para poder ter um bom aproveitamento", esclareceu, encantado com o Estádio AXA, "grande e muito bonito." "A primeira impressão é fantástica. Tem muita luz. Estou ansioso por jogar aqui e fazer uma boa época", prosseguiu, com surpresa quando o assunto foram os objectivos do clube. "Espero conseguir o melhor possível no campeonato e um superpercurso na Taça", vincou.
Também esquerdino, mas ainda não contratado, Gerson Magrão está mais próximo do Braga do que há alguns dias. A garantia é do seu empresário, Jorge Baidek. "Penso que haverá negócio, e em breve. Todas as partes têm interesse, e o jogador também quer ir para Braga. Isso era o mais difícil, por isso penso que tudo se resolverá a bem", referiu Baidek a O JOGO. Magrão só não quer perder dinheiro, mas o Dínamo de Kiev aceita comparticipar o salário no primeiro ano de cedência ao Braga.
Nome Gérson Magrão

Gérson Alencar Lima Junior
Nacionalidade Brasil
Naturalidade Diadema (SP)
Brasil
Data Nascimento 1985-06-13 (26 anos)
Clube SC Braga
Posição Médio

Trio à beira do contrato
As abordagens do Olhanense a alguns jogadores que o clube tem em vista para contratação não tiveram desenvolvimentos definitivos ontem, pelo que os responsáveis algarvios só as deverão retomar na próxima semana. As aquisições dos jogadores livres Cauê e Ivanildo e de Fernando Alexandre - este ainda vinculado ao Braga, mas desejado apenas a título definitivo - são prioritárias.
O JOGO

Uma promessa do rival para Jardim potenciar
Hugo Lopes terminou ligação ao v. Guimarães
O Sp. Braga acaba de garantir um dos mais talentosos jogadores da formação do rival de Guimarães. Hugo Lopes é defesa-central, referenciado por Rui Jorge nos Sub-21, e esteve cedido na última temporada ao Vizela. Em março, o Espanyol de Barcelona tentou a sua contratação, mas o sonho de chegar à primeira equipa do Vitória falou mais alto. Ao saber do interesse dos catalães, Emílio Macedo apressou-se a oferecer-lhe um contrato por 3 temporadas, mas as palavras não se traduziram em atos e o prazo para renovar (31 de maio) expirou, para espanto do jogador. A ausência de proposta formal para prolongar a ligação ao clube onde foi formado possibilita que Hugo Lopes chegue ao Axa a custo zero, não tendo o V. Guimarães direito a compensação pela promoção e valorização.
Sabendo disso, António Salvador colocou-se, imediatamente, no terreno e Leonardo Jardim terá mais uma opção para o sector recuado. Central de origem, o internacional Sub-21 também já foi utilizado como lateral-direito e esquerdo e, na última temporada, também chegou a jogar a trinco, posição que conhece bem dos tempos de Guimarães.
RECORD

Faz-te guerreiro, Nuno!
Pode estar por horas a confirmação de Nuno Gomes como jogador do SC Braga. O ex-capitão do Benfica, a gozar ainda um período de férias no Algarve, deve decidir no fim-de-semana qual o projecto que pretende abraçar depois de ter deixado o Benfica.
Em Portugal o SC Braga foi o único clube a abrir as portas ao goleador, que recusou permanecer no Estádio da Luz em outra posição que não fosse a de futebolista. António Salvador reuniu-se esta semana com o atleta e o seu representante e irmão, Tiago Ribeiro, apresentando na altura uma proposta concreta para levar Nuno Gomes para o Minho.
Apesar de assediado em outras latitudes - há convites do México, da Grécia e do Médio Oriente -, é ponto assente que Nuno Gomes dá preferência a Portugal, pois foi pai há pouco tempo e uma mudança para um país diferente obrigaria a grandes sacrifícios familiares.
Este facto joga claramente a favor dos arsenalistas, que aguardam com alguma expectativa uma decisão do ponta-de-lança, que entende ter ainda condições de jogar futebol ao mais alto nível, contrariando assim a ideia de Jorge Jesus, que decidiu não o incluir no lote de avançados para a nova temporada.

Valente desejo sem solução
Vontade do clube e do jogador é mútua, mas SC Braga tem uma (grande) palavra a dizer. Esquerdino aguarda tem mais um ano de contrato com os minhotos.
A equação parece ser de fácil resolução, mas a verdade é que está tudo por decidir. A Académica tem uma grande vontade em voltar a contar com Diogo Valente - é, aliás, uma das prioridades para a nova época -, o jogador tem o desejo de voltar a Coimbra, mas a questão central prende-se com o SC Braga, clube com o qual o esquerdino ainda tem mais uma época de contrato.
Em declarações exclusivas a A BOLA, Diogo Valente esclarece que ainda tem não uma solução à vista, estando a aguardar pela decisão dos arsenalistas: «Ainda nada me foi comunicado oficialmente. É provável que não fique em Braga mas estou a aguardar por um contacto do clube. Só depois disso é que estudarei todas as hipóteses».
A BOLA

Sem comentários:

Enviar um comentário