Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

VFC, 0 vs SC BRAGA, 1


Segunda-feira, 29 de Agosto, 2011
VFC, 0 vs SC BRAGA, 1

Vitória de Setúbal e Sp. Braga estiveram perto de ficar a zeros pela terceira vez consecutiva, na Liga, mas um golo de Hélder Barbosa, a oito minutos do fim, contrariou essa tendência. Um resultado que permite à equipa «arsenalista» assumir, ainda que à condição, o topo da tabela classificativa.

Pelo Bonfim andou o «vírus FIFA», já que Quim e João Silva falharam o jogo devido ao compromisso das selecções. A equipa da casa sentiu mais a ausência, revelando problemas no último terço do campo, mas o Sp. Braga teve problemas com a trave, na qual acertou duas vezes. O golo de Hélder Barbosa desempatou.

Equilíbrio a meio-campo, pragmatismos diferentes na frente

Ao apostar em Mossoró em vez de Salino, Leonardo Jardim anunciou desde logo um Sp. Braga audaz no Bonfim. Uma ideia confirmada em apenas dois minutos: Mossoró obrigou Diego a defesa apertada logo na primeira jogada do encontro, e o canto consequente deixou Alan à beira do golo, mas Miguelito evitou a festa visitante com um corte para a trave.

O Vitória respondeu com um remate de Bruno Amaro, para defesa de Berni, substituto de Quim (10m). Refeita do susto inicial, a equipa da casa equilibrou a balança a meio-campo, mas no ataque mostrou-se menos perigosa que o adversário. A apatia de Henrique muito contribuiu para isso, ainda que o avançado brasileiro tenha mostrado serviço aos 28 minutos, com um remate ao lado.Era na baliza contrária que o golo parecia mais próximo, contudo. Aos 37 minutos a bola voltou a beijar a trave, quando um cruzamento de Hélder Barbosa desviou no corpo de Ricardo Silva.

Hélder Barbosa a contrariar a tendência

A segunda parte começou com dificuldades mútuas para criar lances de verdadeiro perigo, uma realidade apenas desmentida pontualmente por lances de bola parada. Só aos poucos é que o Sp. Braga procurou conquistar o meio-campo contrário, mas Diego fez questão de mostrar que haveria uma última barreira para superar.

Do lado do Vitória continuava Pitbull a assumir as despesas do ataque, mesmo depois de Bruno Ribeiro ter trocado Henrique por Bruno Severino. De bola parada ou corrida, a estrela da equipa sadina foi procurando sempre a sorte com o seu forte remate, mas sem ser feliz.

Leonardo Jardim mostrou que queria o triunfo, ao lançar Nuno Gomes para o lugar de Alan (73m), e acabou por ser premiado. Hélder Barbosa «inventou» um golo a oito minutos do fim, e contrariou a tendência recente para o nulo (tinham acabado assim os dois últimos duelos para a Liga).

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, analisa o triunfo em Setúbal, para a 3ª jornada da Liga:

«Na primeira parte houve algum equilíbrio, até no número de situações de golo, embora com sinal mais positivo do Braga, atirando duas bolas à trave. Na segunda parte foi um jogo de sentido único. O Braga dominou, criou muito futebol em termos de volume, e criou algumas situações. Acaba o jogo a concretizar o golo que permitiu sair com uma vitória que se justifica, principalmente por aquilo que se fez na 2ª parte.»

[sobre a importância de subir ao primeiro lugar, ainda que à condição] «Não é muito importante neste momento. O importante é não termos golos sofridos e termos sete pontos com dois jogos fora de casa. Estamos a praticar um futebol intenso, com grandes equilíbrios, e com uma nota dominante. Não conseguimos ganhar em Vila do Conde, mas a atitude foi semelhante aos outros jogos. Isso satisfaz-me, sabendo que é uma equipa nova. Acredito que a equipa irá crescer e consolidar processos.»

V. Setúbal-S. Braga, 0-1 (destaques)
Berni esteve à altura da estrelinha de Barbosa

Hélder Barbosa
A oportunidade de uns é o sorriso de outros. O futebol é mesmo assim. Pizzi concretizou a mudança para a Liga espanhola, Hélder Barbosa vai aproveitando para mostrar serviço. Depois do grande golo em Berna, o extremo esquerdo garantiu agora a conquista de três pontos em Setúbal, com outro belo tento. No final da primeira parte também atirou à barra, mas aí com pouco mérito, já que a bola bateu em Ricardo Silva.

Pitbull
Já costuma ser a principal referência do ataque sadino, mas na ausência de João Silva teve de procurar criar jogadas de perigo e também finalizar. Tentou aplicar o pontapé forte em várias ocasiões, de bola parada e não só, mas sem ser feliz.

A desilusão: Henrique
Chamado à titularidade para colmatar a ausência de João Silva, chamado à selecção sub-21, o avançado brasileiro esteve longe de fazer esquecer o colega. Passa muito tempo afastado do jogo, e chega quase sempre atrasado aos lances. Os adeptos só perdoam isso com golos, o que desta vez não aconteceu. Foi, com naturalidade, o primeiro jogador substituído por Bruno Ribeiro.

Outros destaques:
Suswan
Valorizado pela presença no Mundial sub-20, o jovem nigeriano estreou-se com a camisola do Vitória, e logo a titular. Confirmou algum do potencial que tem entusiasmado os responsáveis sadinos, ainda que cometa alguns erros naturais da idade. Algumas falhas no posicionamento e decisões precipitadas são compensadas com indiscutível qualidade técnica e muita garra.

Berni
O regresso de Quim à Selecção proporcionou-lhe a estreia na Liga, com nota positiva. Não foi obrigado a nenhuma defesa de nível elevado, mas esteve sempre muito atento e seguro, sobretudo quando testado pelos remates fortes de Bruno Amaro e Pitbull. Cumpriu a sua parte, mantendo a baliza inviolável, e mostrou que é uma opção válida. Diego, do outro lado, voltou a fazer uma exibição de elevado nível.

Hélder Barbosa: «Vamos lutar pelos lugares cimeiros»
V. Setúbal-Sp. Braga (declarações): extremo dos minhotos marca pelo segundo jogo seguido e diz ter vindo a ganhar ritmo e confiança

Hélder Barbosa, extremo do Sp. Braga e autor do único golo da sua equipa, na vitória (1-0) sobre o V. Setúbal, em declarações à flash interview da SportTV:
«Aos poucos começo a ganhar confiança e ritmo, algo que não ganhei na época passada. Hoje correu-nos bem. Tenho trabalhado diariamente para jogar, e umas vezes jogo outras não, mas o importante é saber que estou a trabalhar bem. Temos bastante qualidade no plantel e vamos lutar pelos lugares cimeiros.»

FICHA DE JOGO
VFC
25 Diego Silva
2 Peter Suswam 88'
3 Ricardo Silva
4 Anderson do Ó
5 Miguelito
19 Jorge Gonçalves
20 Hugo Leal 76
37 Bruno Amaro 71
99 Neca
87 Cláudio Pitbull
90 Henrique 60
SUPLENTES
1 Matos
13 Igor
68 Ney Santos
7 Bruno Gallo 76
8 Tengarrinha 71
28 Bruno Severino 60
70 Gonçalo Graça

SC BRAGA
32 Tommaso Berni
5 Ewerton
15 Baiano 58'
20 Elderson
26 Paulo Vinícius 90+3'
8 Mossoró 85
22 Djamal
45 Hugo Viana 90'
10 Hélder Barbosa 81'
18 Lima
30 Alan 73 49'
SUPLENTES
42 Rui Vieira
46 Palmeira
6 Vinicius
25 Leandro Salino 85
40 Guilherme
19 Meyong
21 Nuno Gomes

Pos. Equipa P J V E D GM GS
1 SC Braga 7 3 2 1 0 3 0
2 FC Porto 6 2 2 0 0 4 1
3 Académica 6 3 2 0 1 3 3
4 Beira-Mar 5 3 1 2 0 3 0
5 Olhanense 5 3 1 2 0 4 3
6 Benfica 4 2 1 1 0 5 3
7 Gil Vicente 4 3 1 1 1 5 5
8 V. Setúbal 4 3 1 1 1 4 4
9 P. Ferreira 4 3 1 1 1 3 3
10 Marítimo 4 3 1 1 1 3 4
11 Sporting 2 3 0 2 1 3 4
12 Feirense 2 3 0 2 1 1 3
13 Nacional 1 1 0 1 0 0 0
14 Rio Ave 1 3 0 1 2 0 2
15 U. Leiria 0 2 0 0 2 2 4
16 V. Guimarães 0 2 0 0 2 0 4

Sem comentários:

Enviar um comentário