Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB

Seja Bem Vindo ao Mundo do SCB
UM SÍMBOLO, UM CLUBE, UMA CIDADE ONDE MORA A EQUIPA MAIS FELIZ DO MUNDO ... A RAZÃO: SC BRAGA!

Desde 1921 a Criar Paixões

Desde 1921 a Criar Paixões

sábado, 5 de fevereiro de 2011

LIGA: Marítimo, 1 x Sp. BRAGA, 2

O Sp. Braga venceu esta noite, o Marítimo do Funchal, no “caldeirão dos Barreiros” por duas bolas a uma.
Um resultado que coloca os arsenalistas, ainda que provisoriamente, no quinto lugar da tabela classificativa.
Depois de ter marcado nos primeiros segundos da partida por intermédio de Hélder Barbosa, que continua a facturar sempre que actua na equipa, e que respondeu da melhor maneira a um passe telecomandado do brasileiro Lima, os madeirenses viriam a marcar logo de seguida, á passagem dos quatro minutos de jogo por Babá que soube encostar para as redes de Artur uma bola centrada por Kléber.
Parecia que o jogo prometia muitos golos e espectáculo, porém não foi isso que aconteceu assistindo-se a uma primeira parte discutida de parte a parte sem grandes oportunidades apesar das mudanças efectuadas por Domingos Paciência, que colocou Alan como organizador dando as alas a Ukra, titular pela primeira vez e a Hélder Barbosa. Foi quase sempre uma toada de bola corrida nas laterais sem o rendilhado técnico que costuma marcar o futebol do Sp. Braga em zonas mais interiores do terreno e onde costumam nascer ou desenvolver o seu jogo de ataque, sempre com os maritimistas na expectativa, á espera do erro do adversário. E verdade seja dita, esta noite não foi das mais calmas para o quarteto defensivo dos minhotos. Nos primeiros 45 minutos realce apenas para um remate de Ukra que Marcelo defendeu com dificuldade, aos 13 minutos e de Djalma que isolado frente a Artur não teve arte nem engenho para rematar para as redes arsenalistas
No segundo tempo, Mossoró entrou para o lugar de H. Barbosa tendo-se assistido, com esta alteração, a um futebol mais próximo daquilo que os bracarenses costumam apresentar, mais próximo do seu modelo de jogo. Aliás seria o brasileiro artista quem oferecia poucos minutos depois a oportunidade a Alan de marcar mas este deslumbrou-se com a oferta e falhou incrivelmente com a baliza á sua mercê. Poucos minutos depois, seria Custódio a desperdiçar outra grande oportunidade. O mesmo jogador não iria falhar, no entanto, na oportunidade seguinte: Remate embrulhado de Lima que vê a bola voltar á sua posse para a endossar ao ex-vimaranense que só teve de encostar de cabeça para a baliza de Marcelo Boeck. Estava feito o segundo do Sp. Braga. Estava feito o resultado final num jogo que teve um período de descontos dramático onde, mais do que uma vez, os insulares poderiam ter marcado, não fosse o poste da baliza bracarense e Artur que no último segundo do jogo defendeu o resultado que coloca o SC Braga mais perto do seu objectivo, tendo, ao mesmo tempo, conseguido a segunda vitória consecutiva (e da época) fora do Axa, depois de terem vencido em Portimão por 3-0 no arranque da segunda volta. Agora segue-se o FC Porto no Estádio Axa, onde o Sp. Braga terá mais uma oportunidade para mostrar que está de novo de volta ás vitórias.

Marítimo x Sp. Braga
Ficha do Jogo
Data: 05/02/2011
Estádio: dos Barreiros, no Funchal
Jornada: 18ª jornada
Árbitro: Hugo Miguel
Auxiliares: Nuno Roque e Nuno Pereira
4º árbitro: Fabio Verissimo

4x1x3x2 4x2x3x1
N.º Nome
1 Marcelo
6 Ricardo Esteves
3 Robson
44 João Guilherme
2 Alonso
25 Rafael Miranda
54 Sidnei
23 Tchô
17 Djalma
10 Kléber
9 Baba

N.º Nome
1 Artur Moraes
4 Kaká
2 Alberto Rodriguez
3 Paulão
20 Elderson Echiejile
27 Custódio
88 Vandinho
0 Ukra
30 Alan
10 Hélder Barbosa
18 Lima

Suplentes
12 Marafona
0 Selim Benachour
7 Marquinho
9 Edinho
18 Luís Olim
30 Danilo Dias
26 Heldon
Treinador:
26 Marcos -
8 Márcio Mossoró -
11 Keita -
19 Meyong -
25 Leandro Salino -
40 Guilherme -
45 Hugo Viana -

Substituições
67' Tchô Selim Benachour
72' Sidnei Heldon
81' Kléber Edinho
45' Hélder Barbosa Márcio Mossoró
68' Custódio Hugo Viana
78' Elderson Echiejile Guilherme

Disciplina
58' Robson
88' Alonso
43' Hélder Barbosa
64' Alan
81' Paulão
Golos
Ao intervalo: 1 - 1
0 - 1 1' Hélder Barbosa
1 - 1 3' Baba
1 - 2 66' Custódio

COMENTÁRIOS:

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, em declarações após a vitória sobre o Marítimo, na Madeira, para a 18ª jornada da Liga 2010/11. É a segunda vitória dos minhotos fora de portas para o campeonato, e por sinal consecutiva:

«Foi uma partida de equilíbrio, com oportunidades. O jogo começou de forma diferente dos outros, pois logo aos quatro minutos já havia dois golos e isso, felizmente, não condicionou nenhuma das equipas. Acabou por ser um bom jogo. Na primeira parte, o Djalma teve uma boa oportunidade para o 2-1. Na segunda parte, o Marítimo esteve bem nos primeiros cinco minutos e depois o Sp. Braga acaba por tomar conta do jogo. Tivemos várias situações para marcar, como por exemplo uma do Alan, outra do Custódio e outra que o Elderson retirou a bola que iria para a baliza. Poderíamos ter chegado ao golo mais cedo. Depois, na parte final, foi muito sofrimento e um bocadinho de sorte pelo meio, acabando por vencer, saindo com dificuldades na parte final sem necessidade nenhuma».

Este triunfo alivia alguma tensão?

«Acima de tudo há que dar os parabéns aos jogadores pela forma como se bateram, como entenderam o jogo. Na segunda parte, assumimos o jogo e fomos inteligentes. Foi uma vitória com aquilo que pedi aos jogadores, pois era importante sermos uma equipa muito competitiva, para sermos diferentes daquilo que temos sido fora de casa. E conseguimos procurar o golo e acho que a vitória é justa».

Como viu o lance entre o Paulão e o Artur?

«O que percebi foi que houve uma falta de comunicação e poderia ter acontecido um golo. Depois entraram em discussão e o árbitro penaliza os jogadores com um livre, mas acho que não foi pela linguagem utilizada, mas sim pelo tempo que diz que o Artur demorou a repor a bola em jogo. Se foi pelo tempo, acho que foi exagerado, mas é uma situação que é dentro do calor do jogo e é natural que a necessidade de vencer leve a que os jogadores se passem, mas está tudo resolvido.»

Artur, guarda-redes do Sp. Braga, em declarações após a vitória sobre o Marítimo, na jornada 18 da liga 2010/11. O guardião discutiu com um colega, Paulão, num lance que resultou num livre perigoso a favor dos madeirenses:

«A sorte finalmente esteve do nosso lado, ao ajudar-nos a conseguir um resultado importante para a recuperação que queremos fazer na segunda volta».

Retirou a bola dentro da baliza já no final do encontro?
«A bola não entrou. Eu prensei a bola contra o poste e se esta tivesse entrado, já não tinha saído de dentro da baliza».

O que se passou entre si e Paulão?
«Estávamos a ser muito pressionados pelo Marítimo. Às vezes exaltamo-nos uns com os outros. Mas não tenho problemas com ninguém e está tudo resolvido, sempre em prol da equipa. No final abraçámo-nos e acabou tudo aí».

Um triunfo importante?
«Esta vitória relança-nos na luta pela Europa. Nunca deixámos de acreditar e vamos continuar a lutar por tal».

Pedro Martins, treinador do Marítimo, em declarações na sala de imprensa, no final da derrota frente ao Sp. Braga, por 1-2

«É daquelas coisas que não há explicação, não há ninguém que resista assim. Foi um jogo de futebol onde nós estivemos bem, com muitas oportunidade para marcar e não o conseguimos, enfim...Pouco mais há a dizer a não ser obrigado aos nossos adeptos que sempre nos apoiaram do princípio até ao fim. A ovação final que nos deram mostra que a equipa tudo fez para alterar o resultado, mas não o conseguimos. Penso que estamos a criar um elan forte com os adeptos mas não conseguimos o que pretendíamos. Vamos continuar a trabalhar até à última jornada, não vamos atirar a toalha ao chão. É isso que prometemos com esta qualidade de jogo»

(O ataque a desperdiçar e a defesa comprometer também?) «Há também um factor que é a grande qualidade do Braga que tem grandes jogadores que nos causaram problemas. Não o escondo. Na segunda parte entrámos bem mas depois tivemos ali uns quinze minutos onde o Braga nos causou muitos problemas, pois não conseguimos anular as peças mais importantes deles e isso acabou por ser fatal. No entanto, tivemos uma excelente atitude, mesmo quando sofremos o primeiro golo. Quando arriscámos tudo como arrisquei é normal que a equipa corra mais riscos. Eu assumo a total responsabilidade e nada tenho a apontar ao meu grupo de trabalho, no final dei-lhes os parabéns, pois quem apresenta esta qualidade e trabalha como eles trabalham, de certeza que as coisas se vão alterar».

(Faltou uma pontinha de sorte...) «Toda a gente viu isso. Tenho a certeza que ninguém conseguiu criar tantas oportunidades como nós criámos ao Braga».

(Ainda há tempo para chegar à Europa?) « É complicado, não o vou esconder, mas vamos lutar até ao fim. Há equipas que vão cair. E também fica dependente do resultado da Académica com o Guimarães pois se for o Guimarães a estar na final, abre mais uma vaga na classificação».

Pos. Equipa P J V E D GM GS
1 FC Porto 53 19 17 2 0 44 7
2 Benfica 42 18 14 0 4 37 16
3 Sporting 32 18 9 5 4 30 20
4 V. Guima. 29 18 8 5 5 24 21
5 Sp. Braga 27 18 8 3 7 33 24
6 Nacional 26 19 7 5 7 17 22
7 Olhanense 25 18 6 7 5 16 15
8 U. Leiria 25 18 7 4 7 18 23
9 Beira-Mar 24 18 5 9 4 23 22
10 P.Ferreira 23 18 5 8 5 17 21
11 Académica20 18 5 5 8 24 31
12 Marítimo 19 18 4 7 7 19 21
13 V. Setúbal 17 18 4 5 9 16 28
14 Rio Ave 14 18 3 5 10 17 26
15 Portimo. 10 18 2 4 12 17 34
16 Naval 10 18 2 4 12 14 35

Sem comentários:

Enviar um comentário